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Ciclo de aprendizagem em 8 passos

Ciclo de aprendizagem em 8 passos

É possível potencializar significativamente a aprendizagem nas organizações, afetando direta e indiretamente a capacidade de resposta das empresas.

 

A capacitação pode sustentar o crescimento das empresas.

 

Ou seja, a aprendizagem organizacional é muito importante como vantagem competitiva nas organizações.

 

 

Conheça os 8 passos do ciclo de aprendizagem e como você pode aplicar ações de reforço, para aumentar a retenção do conhecimento.

 

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Primeiro passo: Identificar a habilidade a ser aprendida

 

O treinamento se torna uma intervenção para a melhoria de desempenho quando há uma habilidade específica que um colaborador precisa adquirir. Esse é o primeiro passo do ciclo de aprendizagem: identificar a habilidade a ser aprendida.

 

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Segundo passo: Acessar os recursos de aprendizagem


Em seguida, os alunos/colaboradores precisam ter acesso a vários recursos de aprendizagem. Sabemos que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, por isso é importante possuir recursos de aprendizagem que abordam diferentes estilos de aprendizagem. Por exemplo: cursos, manuais, guias de referência, vídeos etc.

 

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Terceiro passo: Estudo e autoavaliação


Autoavaliações são ferramentas que permitem que os colaboradores confirmem sua compreensão dos principais pontos de aprendizagem. As respostas incorretas e as perguntas correspondentes são identificadas para direcionar as necessidades de revisão do colaborador.

 

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Quarto passo: Avaliação de conhecimento


Os recursos de aprendizagem e as autoavaliações ajudam os colaboradores a atingirem seus objetivos de aprendizagem e na preparação para o quarto passo, a avaliação de conhecimento. Uma avaliação é planejada para confirmar o entendimento da parte relativa ao conhecimento da habilidade.

 

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Quinto passo: Aplicação no trabalho


O quinto passo envolve a aplicação da habilidade no trabalho.

 

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Sexto passo: Praticar com instrutor


Em seguida, o colaborador pratica a habilidade. A prática é necessária para desenvolver a capacidade do aluno de realizar a habilidade no local de trabalho e reforçar a sua retenção.

 

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Sétimo passo: Completar avaliação prática


Uma vez que o colaborador se sinta confiante em sua capacidade de realizar a habilidade, uma avaliação prática será realizada por um membro da equipe competente ou um supervisor dentro de padrões estabelecidos.

 

Mesmo o colaborador tendo concluído com êxito a avaliação prática, não significa que ele irá reter a habilidade se não for algo que seja realizado com frequência. Para que o treinamento seja eficaz, os colaboradores devem ser capazes de transferir a habilidade para seus trabalhos do dia a dia.

 

 

Oitavo passo: Recertificação


A etapa final do ciclo de aprendizagem é a recertificação. Isso não se aplica a todas as áreas de atuação, mas pode ser exigido que o colaborador, após um determinado período de tempo, demonstre novamente a sua capacidade de realizar a habilidade.

 

A recertificação não sendo exigida em sua área, a reavaliação de seus colaboradores de vez em quando não prejudica, garantindo que eles têm a formação necessária para serem bem-sucedidos.

 

 

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Figura 1. Ciclo de Aprendizagem (Adaptado de BaseCorp Learning Systems)

 

 

Momento do reforço

 

Uma vez que um aluno conclua o ciclo completo de aprendizagem, é hora de reforçar essas habilidades. O treinamento não é uma instância “uma vez e feito”. O reforço é fundamental para manter essas habilidades em mente. Existem três formas de reforçar habilidades: repetição, aplicabilidade e uso efetivo da tecnologia.

 

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Repetição


A repetição é um princípio-chave da aprendizagem. Lembre-se de quando você aprendeu a andar de bicicleta ou dirigir um carro. Primeiro você precisava aprender a habilidade. Depois foi necessário praticar e, eventualmente, à medida que você se tornou mais confiante, andar de bicicleta ou dirigir um carro tornou-se natural.

 

Foi por causa da atividade repetitiva que essas habilidades foram reforçadas. Pense agora em seu local de trabalho – digamos que você trabalha como vendedor em uma loja de roupas. A primeira vez que você interagiu com um cliente, provavelmente não foi bem. Depois de passar por treinamento e praticar interagindo com clientes, você provavelmente se tornou muito melhor.

 

A repetição forma tanto a memória quanto a confiança. Essa é a base para que um comportamento ou uma tarefa se torne mais natural. Ao passo que os colaboradores  completam seus treinamentos e retornam para o local de trabalho, é importante que sejam fornecidos recursos que os lembrem das nuances da habilidade recém-aprendida.

 

Seja por reforço verbal, dicas de trabalho ou guias de referência, sempre que um colaborador consulta um desses recursos, ele será lembrado da habilidade. Isso o ajuda a usar com sucesso a habilidade em seus trabalhos.

 

 

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Aplicabilidade


Para que o treinamento seja eficaz, o colaborador deve ser capaz de aplicar o que foi aprendido no treinamento no seu dia a dia. Isso é normalmente denominado transferência. Os alunos podem “aplicar” no mundo real?

 

Os princípios de aprendizagem para adultos sugerem que se os alunos não veem a relevância ou como a aprendizagem de uma determinada habilidade é diretamente aplicada ao seu trabalho, eles são menos propensos a transferir e reter essa habilidade. Alunos adultos precisam ver a relevância do que estão aprendendo. A habilidade não sendo aplicável, o colaborador não verá o valor na experiência de treinamento ou na retenção da habilidade.

 

 

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Tecnologia


Sendo utilizada de forma eficaz, a tecnologia é uma excelente ferramenta para reforçar competências. Após o final do treinamento, existem muitas oportunidades para você ajudar aos colaboradores a consolidarem o material estudado. A tecnologia permite que aprendam de qualquer lugar.

 

O reforço do treinamento não precisa interromper o dia de um colaborador ou retirá-lo de outras atividades de trabalho. A microaprendizagem, projetada para disponibilizar o conteúdo em pequenos pedaços, com o rapid learning, incentiva a participação.

 

A aprendizagem social (por meio de fóruns, por exemplo) permite que os colaboradores interajam com seus colegas por bate-papos interativos e discussões on-line. Essa é outra estratégia em que a tecnologia pode contribuir para a retenção.

 

Métodos de aprendizagem social incluem fóruns on-line onde os alunos/colaboradores podem fazer perguntas ou a publicação de postagens em que podem escrever ou comentar sobre tópicos específicos e os empregadores podem responder.

 

 

 

Conclusão

 

São, portanto, três estágios de treinamento: antes, durante e depois. A retenção de habilidades é importante porque afeta o desempenho de um colaborador em seu ambiente de trabalho.

 

Ao construir estratégias que incluem repetição, que são aplicáveis e que utilizam a tecnologia de forma eficaz, é possível a transferência das habilidades aprendidas no treinamento para o dia a dia e em seu trabalho.

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