O valor de Big Data pode ser percebido hoje por meio das novas tecnologias. Por exemplo, os varejistas podem controlar os cliques do seu cliente on-line, visando identificar tendências e comportamentais que melhoram campanhas e as vendas. Fornecedoras de eletricidade podem capturar a utilização de energia elétrica nas casas, prevendo falhas e promovendo um consumo mais inteligente. As companhias de petróleo e gás usam o Big Data para tomar decisões de perfuração mais inteligentes. A cada dia que passa, esta tecnologia torna-se mais e mais imprescindível.
Os 3 Vs do Big Data
Especificamente, Big Data relaciona-se com a criação de dados, armazenamento, recuperação e análise. Por princípio, ele possui 3 Vs que precisam ser entendidos por quem deseja trabalhar com essa tecnologia.
- Volume: Em 2000, um desktop top de linha tinha 10 Gigas de HD. Em 2016, o Facebook armazena 500 terabytes de dados por dia, um Boeing 737 vai gerar 240 terabytes de dados em apenas um voo! Fica muito visível que houve um gigantesco salto na geração e consumo de dados em 16 anos, não é mesmo? E a tendência é que a geração de dados aumente ainda mais.
- Velocidade: Cliques e impressões de anúncios são situações que acontecem milhões de vezes por segundo. Para isso, é necessário que existam algoritmos poderosos capazes de ações de alta frequência, cujas mudanças possam ser percebidas em microssegundos. Mas a velocidade gigantesca de dados não para por aí. Imagine o Facebook, quantos milhões de log são feitos por segundo nessa rede social? É preciso um Big Data para dar conta de toda essa velocidade da informação sem comprometer o uso das pessoas.
- Variedade: trata-se de outro princípio a ser atendido pelo Big Data. Ele não apenas tem que dar conta de volume e velocidade gigantescas de dados, como também de uma variedade gigantesca.
Big Data para empresas
O maior motivo que levam as empresas a investirem em bancos de dados de Big Data são para economizar dinheiro, aumentar a receita e alcançar muitos outros objetivos de negócios. As aplicações e possibilidades do Big Data são infinitas, por isso, fizemos uma lista de alguns dos principais usos dele por empresas.
Construir novas aplicações: O Big Data permite que uma empresa recolha bilhões de pontos de dados em tempo real sobre seus produtos, recursos ou clientes, para que possam ser remontados instantaneamente. Isso otimiza a experiência do cliente e a utilização de recursos.