Microlearning | melhores resultados com conteúdos objetivos, atrativos e dinâmicos
Com uma abordagem mais flexível, o microlearning é um método de Ensino a Distância (EAD) eficiente para os treinamentos empresariais. Prática, essa estratégia facilita a retenção das informações por meio de aulas mais curtas.
Em linhas gerais, a proposta consiste em apresentar o conteúdo de forma direta e dinâmica, ocupando pouco tempo dos colaboradores por aula.
Isso não significa, porém, apresentar informações rasas. Muito pelo contrário. O método exige um planejamento eficiente em combinação com uma didática que conquiste o engajamento dos alunos.
Nesse processo, a gamificação se encaixa com perfeição. Isso porque transmite os ensinamentos de forma interativa, dinâmica e prática.
Por que o microlearning?
Também conhecido como rapid learning, o microlearning possui em sua origem uma base científica. Assim como em qualquer atividade, o aprendizado está diretamente relacionado com o foco. Dessa forma, trabalhar com uma solução que vai direto ao ponto garante os resultados desejados.
Estudos demonstram que as pessoas conseguem manter a atenção por aproximadamente 20 minutos. Tanto que as palestras TED possuem, no máximo, 18 minutos, prazo cumprido rigorosamente independentemente do orador.
Método de estudo famoso, a técnica Pomodoro consiste em realizar uma tarefa por 25 minutos seguidos, com 5 minutos de descanso. Já levantamento da Microsoft realizado em 2013 no Canadá com 2 mil pessoas demonstrou que a capacidade de atenção do grupo avaliado era de 8 segundos, em média.
Um estudo desenvolvido por psicólogos de Harvard, por sua vez, avaliou 2.250 pessoas. O experimento constatou que os participantes simplesmente não conseguiam ficar completamente engajados nas atividades em 47% do tempo. Em resumo: eles permanecem focados por um período limitado.
Dessa forma, aulas extensas, com aproximadamente 1h30 de duração, tornam-se improdutivas. Por sua vez, o microlearning eleva o nível de aprendizado, trabalhando com uma didática apropriada. Recurso opcional importante, os exercícios de fixação também podem ser trabalhados como uma ação de reforço do conteúdo.
“Seja uma reunião, um filme ou um livro, o uso de rapid learning segue a mesma tendência: obter o melhor aproveitamento do cognitivo do aluno, destaca Sylvia Meireles, diretora da Fábrica de Cursos, empresa especializada no assunto.
Objetividade
Ao reduzir o tempo das aulas, porém, é preciso ter cuidado redobrado com as informações. Aqui, a objetividade se transforma em ponto primordial. “O método em si aumenta a qualidade do trabalho dos envolvidos em sua produção, garantindo um melhor resultado e, consequentemente, o aproveitamento do tempo dedicado do colaborador ao treinamento”, explica Sylvia.
Seguindo essa linha de raciocínio, o conteúdo precisa ser melhor estruturado pelos especialistas. Os bons resultados, portanto, não estão relacionados apenas com a redução do tempo das atividades, mas também como a metodologia utilizada.
Uma boa opção, aqui, é trabalhar com a gamificação. Isso não significa construir um jogo necessariamente, mas trabalhar as estratégias dos games para reter a atenção e conquistar o engajamento.
Entre as ações, estão: missões atrativas, premiações por etapas concluídas, criação de personagens, metas, entre outras. “Ao unir o microlearning com a gamificação, conseguimos oferecer o melhor dos mundos. Um conteúdo objetivo e focado, com a aplicação das estratégias de gamificação que potencializam o engajamento”.