Diferentes estratégias em um mesmo objeto de aprendizagem são a marca dessa metodologia de curso e-learning, que privilegia a interação dos alunos com os conteúdos e atividades. Textos, imagens, vídeos, tabelas, áudios, gráficos etc. Tudo organizado em um objeto de aprendizagem interativo, atraente e eficiente.
Diferentes tipos de conteúdo podem ser apresentados de várias formas, mais ou menos eficientes. Ao utilizar o formato Active Learning, você tem flexibilidade para usar o formato mais eficiente para cada tipo de conteúdo/informação. Você pode, por exemplo, utilizar vídeos, por exemplo, para transmitir mensagens de forma direta e com uma carga emocional e pode utilizar planilhas para exemplificar dados estatísticos em um mesmo Active Learning.
Mantenha o foco nos seus objetivos e escolha o formato mais interessante para alcançar cada um deles. Você pode comunicar alguns temas apenas com textos, exemplificá-los com imagens, relacionar tópicos em listas etc.
Um exemplo clássico e muito comum do Active Learning é um objeto de aprendizagem que possui uma introdução para contextualizar o tema, seguida por conteúdo expositivo com vídeos, textos e diagramas, intercalados com exercícios de fixação.
Você pode aproveitar a metodologia Active Learning para construir e-learnings com conteúdos mais extensos, sem que ele fique cansativo, ou em trilhas de aprendizagem com diferentes abordagens para cada tipo de conteúdo.
Se você estiver em dúvida sobre qual metodologia utilizar no seu e-learning, pense no Active Learning. Ele irá reunir diferentes tipos de conteúdo e harmonizá-los num único objeto de aprendizagem.