A tecnologia mobile está transformando a forma de como buscamos e compartilhamos informações. Ficaram para trás os dias em que para encontrar uma resposta, precisávamos esperar. Agora podemos simplesmente pegar nossos smartphones, pesquisar, clicar e ter a resposta. Se encontramos qualquer tipo de dificuldade como falta de informação ou lentidão, buscamos outro site e assim por diante.
O Google chama isso de micro momentos. São minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor. As empresas precisam antecipar as necessidades do seu público e estar presentes quando esse momento chegar.
Enquanto este conceito se refere ao marketing e comportamento do consumidor, esta estratégia pode também ser aplicada para as necessidades dos colaboradores de hoje em dia. Treinamento e desenvolvimento precisam estar na vanguarda destes micro momentos com o conteúdo apropriado a disposição para o momento em que seus colaboradores precisarem.
Com a geração millennials ganhando espaço no mercado de trabalho, analisar o comportamento deste grupo de pessoas, pode nos ajudar a desenhar soluções de aprendizagem mais eficazes. Aproximadamente 90% da geração millennials têm seus smartphones ao seu lado, dia e noite. E existe uma estimativa, de que checamos nossos aparelhos celulares, mais ou menos, 150 vezes ao dia.
Com tanta informação a um toque, as empresas precisam assegurar-se de que os consumidores estão recebendo a informação correta. As empresas devem desenvolver soluções que vão de encontro ao momento certo em que o seu colaborador está utilizando o seu dispositivo móvel.
Vídeos estão se tornando cada vez mais populares e eficazes formas de aprendizado. Pesquisas relacionadas a “como fazer” no Youtube, os famosos tutoriais, vem crescendo 70% a cada ano, e mais de 100 milhões de horas destes conteúdos foram assistidos na América do Norte, somente no ano passado. De acordo com uma pesquisa de consumo do Google, 67% da geração millennials acredita que pode encontrar no qualquer vídeo sobre o que busca aprender no Youtube.
No mundo mobile de hoje, podemos ser encanadores, cabeleireiros, músicos e chefs de cozinha, somente assistindo pequenos pedaços de um vídeo. A área Treinamento e Desenvolvimento precisa ter um plano para se antecipar às necessidades dos seu colaboradores e estar presente, com soluções flexíveis em momentos cruciais.
Aqui estão as três estratégias essenciais que podem ajudar a ganhar estes micro momentos:
Esteja lá
Antecipe os micro momentos para os seu colaboradores e se comprometa em estar presente para ajudar nestes momentos. Isso requer objetivos alinhados com os objetivos do treinamento.
Seja útil
É fundamental avaliar primeiro e entender as necessidade do seu público. Ter conteúdo relevante disponível para seu público no momento que eles precisam, reforça a experiência do colaborador e faz com que ele queira retornar.
Seja rápido
A experiência mobile precisa ser rápida e sem complicadores, senão você perde seu público em questão de segundos. A tecnologia deve ser oferecida com recursos de usabilidade e disponibilidade tendo em mente a funcionalidade.
Mais e mais as pessoas se voltam para seus celulares em busca de orientação para a vida pessoal e profissional. As empresas precisam se comprometer com seu colaborador e consumidor – a estarem lá, serem úteis, simples e rápidos. A área de Treinamento e Desenvolvimento deve se preparar para esses micro momentos ou correr o risco de deixar seus colaboradores “a ver navios”.