É fato que a Educação a Distância no Brasil, a cada dia, cresce mais e mais, e com ela cresce, também, o papel de uma figura muito importante nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: O Tutor.
A atuação do tutor nas salas de aula virtuais favorece o aumento de diálogos nos ambientes virtuais e, umas das interações do processo de ensino-aprendizagem é a ação do feedback entre o professor e o aluno.
O feedback, ou propriamente o retorno ao aluno sobre suas considerações, pode ser uma comunicação para retornar ao aluno sobre sua resposta referente à alguma atividade instrucional ou pode permitir que o aluno compare sua atuação com a esperada, por exemplo. Desta forma, o feedback fornecido pelo tutor nos cursos on-line, é uma informação direcionada ao aluno após sua movimentação nos ambientes virtuais, afim de adequar suas percepções com o propósito da aula.
Assim, o feedback se mostra extremamente necessário, visto que, desta forma, ele se apresenta como parte fundamental do processo ensino-aprendizagem.
Neste caso, sabendo que a interação ocorre no meio on-line, mediado de forma assíncrona, é importante pensar nas estratégias que devem ser utilizadas para diminuir a falha de elementos de comunicação.
Uma das estratégias mais utilizadas neste caso, é a utilização de emoticons, que tenta trazer à linguagem escrita virtual, um pouco da emoção que se tenta transmitir, simulando uma expressão facial, por exemplo. Além da utilização, também, de recursos de formatação de texto para intensificar uma palavra ou frase e, também, destaca-la utilizando o negrito, sublinhado e itálico, por exemplo. Além disso, o tutor deve saber que palavras utilizar para que sua mensagem seja devidamente interpretada. Com isso, ele pode escolher palavras para atuar em um tom bem-humorado, questionador, curioso e norteador, por exemplo.
Com isso, é muito importante para o tutor observar as seguintes pontuações:
Correção textual
É sempre importante que se verifique antes de enviar um feedback ao aluno, se há algum erro.
Coerência textual
É importante verificar a coerência dos textos, ver se as ideias não estão confusas e sem contexto.
Clareza e objetividade
O importante no retorno do feedback é que o texto esteja claro e objetivo ao aluno, evitando o uso de palavras rebuscadas e de compreensão difícil.
Sendo assim, podemos concluir que o feedback nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tem o papel de orientar, mediar e esclarecer o aluno, considerando a linguagem utilizada, o tom da escrita, a organização e a adequação do texto, além do conteúdo.
01.