Todo empresário sabe da importância de atrair, desenvolver e reter talentos para a corporação. Por isso, as empresas desenvolvem um bom número de estratégias e treinamentos que sejam capazes de fornecer os recursos necessários ao desenvolvimento dos funcionários. Para isso, deve-se realizar avaliações de desempenho, visando verificar se as expectativas estão sendo cumpridas e como suprir as lacunas que possam existir.
A avaliação de desempenho busca melhorar a força de trabalho, garantindo maior engajamento. Ao reconhecer as contribuições dos bons funcionários, você está mostrando o seu valor para a equipe, departamento e empresa.
Isso deve ser proporcionado por meio de um sistema justo e equitativo, e é aí que está a grande importância da avaliação de desempenho.
Qual a importância da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho não dá apenas a recompensa merecida aos bons colaboradores, como também dá aos funcionários que não estão atendendo às expectativas, uma linha de base para aprender a melhorar. Ou seja, ela proporciona a quem não está 100% ativo como agir para ser bem sucedido no futuro.
De maneira geral, os funcionários querem ser reconhecidos pelo seu trabalho. Isso é o que os motiva a trabalhar bem e melhor. E o que irá nortear as ações dele para os objetivos da empresa é justamente a avaliação de desempenho. A partir dela é possível criar, com segurança, uma cultura de remuneração por desempenho dentro da organização. Esta prática possibilita a criação de uma força de trabalho que seja engajada, produtiva e leal.
Dentre todos os benefícios, podemos numerar as seguintes vantagens:
- Recompensa os funcionários de alto desempenho;
- Reduz a rotatividade dos funcionários;
- Identifica as áreas que precisam de melhorias;
- Documenta e protege legalmente a empresa;
- Cria maior engajamento entre as equipes.
Por que as empresas precisam de funcionários engajados?
A produtividade com qualidade está intimamente ligada ao engajamento do funcionário. Este engajamento só pode ser conquistado por um sistema justo de recompensas, ou seja, que premie e avalie de forma justa o trabalho de cada um.
Portanto, o engajamento é fator de sucesso para a empresa, e funcionários desmotivados são sinônimos de desperdício de talento. A ideia de que o envolvimento dos funcionários e desempenho da empresa estejam intimamente ligados a uma estratégia já está estabelecida.
Isso porque colaboradores motivados geram sucesso para qualquer negócio, como:
- Aumento da eficiência operacional;
- Melhoria da produtividade e qualidade do serviço;
- Aumento da satisfação do cliente;
- Aumento da receita e rentabilidade.
Por isso, o engajamento dos colaboradores é a maior preocupação das empresas. Segundo o estudo anual da Deloitte, divulgado pelo Valor Econômico:
- 87% dos respondentes consideram a falta de engajamento o maior desafio para a área; volume maior do que os 79% registrados na pesquisa do ano passado.
- 60% dos mesmos gestores de RH não possuem um programa adequado para medir e melhorar o engajamento dos funcionários na empresa onde atuam.
O aprendizado como ferramenta fundamental para melhorar o engajamento
Já está mais do que claro que o desempenho é determinado pelo engajamento do funcionário. Há várias maneiras de engajar positivamente os membros da corporação, como por exemplo, uma política transparente e justa de cargos e salários. Mas a empresa não pode focar apenas nisso. Ao obter os resultados da avaliação de desempenho, ela deve estabelecer uma cultura de desenvolvimento de talentos.
A empresa deve focar em criar um ambiente motivador de aprendizagem, a fim de que todos possam motivar-se e envolver-se com o desenvolvimento pessoal e, por consequência, o desenvolvimento da organização. Ações como a criação de uma universidade corporativa não apenas otimizam o recrutamento, como ainda transformam os funcionários em defensores da marca e ainda são muito úteis para o desenvolvimento e avaliação de talentos.