Com o crescimento das mídias digitais e o desenvolvimento do e-learning, está ainda mais fácil ajudar seus colaboradores no desenvolvimento de algumas habilidades relacionadas com o aprimoramento profissional.
No entanto, criar produtos digitais para aprendizado on-line (e-learning) e produzir conteúdos eficazes para o desenvolvimento dos seus colaboradores são desafios diferentes. Você prefere o último, certo?
Uma forma simples de criar um conteúdo poderoso é trabalhar com minitestes para que o aluno tenha uma nova etapa a ser cumprida. Esse processo é mais conhecido como quiz.
Entre as vantagens, maior engajamento dos colaboradores e fixação superior do conteúdo.
Mas como trabalhar corretamente com o quiz? Para facilitar a sua vida, separamos 6 formatos práticos. Confira!
1 – Múltipla escolha
Questões de múltipla escolha estão entre os mais eficazes métodos para testar os alunos sobre o conteúdo do e-learning. Nessa proposta, são apresentadas algumas possibilidades de resposta, mas somente uma está correta. As demais são meras distrações para tirar a atenção.
Para a proposta realmente funcionar, não faça “pegadinhas”. Aqui o teste é de conhecimento! Por isso, é preciso tomar cuidado para não desviar a real razão da avaliação.
2 – Sim ou Não
Uma das formas mais fáceis de elaborar perguntas em um quiz é no formato conhecido como “sim ou não”. Simplesmente crie uma pergunta para que o aluno responda escolha entre as duas opções. Os exemplos incluem:
- Posso entrar no almoxarifado antes do supervisor?
- Três minutos de cada lado é tempo suficiente para cozinhar um hambúrguer?
- Você deve pressionar clientes em potencial a assinarem seu produto imediatamente ao invés de deixá-los pensar sobre o assunto?
3 – Perguntas abertas
Em um quiz, as perguntas abertas são as mais usadas quando:
a) Você está procurando saber por meio das respostas o que seus funcionários pensam a respeito de determinados assuntos, ou
b) se meramente você está querendo buscar soluções criativas sobre algo que ainda não tem uma solução definida.
Como as perguntas são inerentemente abertas, é importante para quem pergunta estar claro sobre o que busca saber. Isso porque não há respostas a serem escolhidas.
Portanto, fique atento à viabilidade técnica da plataforma para garantir que as respostas dos alunos sejam devidamente armazenadas. Lembre-se que este formato terá um processo de compilação mais complexo e demandará mais tempo do gestor do projeto para avaliá-las. Então, use com cautela!
Fique atento à viabilidade técnica da sua plataforma para garantir que as respostas dos alunos serão devidamente armazenadas. Lembre-se que este formato terá um processo de compilação mais complexo e irá demandar mais tempo do gestor do projeto para avaliá-las. Use com cautela!