A aprendizagem móvel é muito mais que uma tendência. Com a aderência ao home office ou aos sistemas híbridos de trabalho, esse método de ensino conquistou ainda mais relevância nas empresas.
Abraçar a aprendizagem móvel pode prolongar significativamente a vida útil do seu treinamento corporativo, assim como aumentando significativamente o engajamento dos participantes por conta do acesso facilitado.
Além disso, trabalhar com mobile learning aumentará significativamente o Retorno sobre o Investimento (Return On Investment – ROI) em projetos educacionais.
Portanto, a aprendizagem móvel deve se transformar em seu foco principal ao pensar em treinamento e em e-learning. De forma “direta e reta”, seu projeto precisa ser mobile first e ponto! Portanto, pense primeiro no mobile. Depois, avalie como o curso será adaptado para telas maiores, como desktops ou notebooks.
Quer entender mais sobre o assunto? Então confira 6 perguntas para ajudar na avaliação do formato principal do seu projeto EdTech de e-learning para facilitar a sua organização.
Este é o checklist que o nosso time de projetistas aqui na Fábrica de Cursos utiliza nas consultorias educacionais. Certamente, essa relação ajudará na decisão sobre a aprendizagem móvel para sua organização.
1 – Seus colaboradores acham difícil administrar o tempo dedicado aos treinamentos?
Se a sua organização tem um ambiente dinâmico e acelerado, provavelmente os colaboradores consigam apenas pequenas janelas de tempo para encaixar um treinamento.
Para solucionar esse caso, uma abordagem de micro aprendizagem, com a ajuda do Ecossistema Rapid Learning, pode ser o melhor caminho. Associando essa proposta com a aprendizagem móvel, certamente fará grande diferença nas taxas de adesão aos treinamentos.
2. Você gostaria que seu conteúdo fosse acessado em um dispositivo móvel?
Colaboradores, parceiros… Não importa o público-alvo! Se eles passam mais tempo em campo do que em mesas de escritório, oferecer treinamento em dispositivos móveis garantirá a flexibilidade e a conveniência ideais para o acesso ao treinamento quando e onde preferirem. Em muitos casos, aliás, essa é umas das únicas alternativas.
3. Você deseja um treinamento contínuo em vez de uma experiência de aprendizagem pontual, ou criar uma cultura de desenvolvimento contínuo (lifelong learning)?
O projeto de aprendizagem móvel pode oferecer uma solução on demand. Isso proporcionará o conforto necessário para que seus colaboradores busquem o conteúdo que precisam para executar as atividades profissionais no momento necessário. Ou seja, durante a realização das tarefas de trabalho.
Vale destacar que a aprendizagem móvel elimina o estresse de memorização de informações, acabando com a famosa “decoreba”. Afinal, basta um dispositivo móvel para acessar a informação sempre que necessário. Esse método consegue o aumento da retenção do conhecimento, já que a informação certa é aplicada na execução de tarefas.
Disponibilizar conteúdos de forma organizada é um requisito básico para projeto de suporte ao desempenho bem-sucedido. Por isso, inclua uma pesquisa nos treinamentos online tradicionais e o transforme o modelo em um formato muito mais eficiente.
A aprendizagem móvel permite a aplicação “real time” do conhecimento na atividade profissional, ou seja diretamente no trabalho, em vez de adiá-la para depois do final do treinamento online/e-learning ou do treinamento presencial, em sala de aula.
Você já sabe, mas vale sempre lembrar que muito esforço e investimento em treinamentos pontuais é perdido com a curva do esquecimento. Infelizmente ela “não perdoa”. A curva de Hermann Ebbinghaus indica que 70% do que aprendemos, esquecemos em 48 horas.
4. Você precisa que a aprendizagem seja aplicada diretamente na atividade do colaborador?
A aprendizagem móvel permite a aplicação “real time” do conhecimento na atividade profissional, ou seja: diretamente no trabalho. Consequentemente, melhora tanto o conhecimento quanto a aplicação.
Você já sabe, mas vale sempre lembrar que muito esforço e investimento em treinamentos pontuais é perdido com a curva do esquecimento. Infelizmente ela “não perdoa”. A curva de Hermann Ebbinghaus indica que 70% do que aprendemos, esquecemos em 48 horas.
5. Seu conteúdo é adequado para a visualização e interação na tela celular?
Sua equipe de desenvolvimento está preparada para desenhar projetos mobile first? Trabalhar com a aprendizagem móvel tem como foco prioritário a apresentação das informações em uma tela pequena, seja um tablet ou celular.
Dessa forma, um design bem planejado e responsivo é fundamental para atender aos requisitos básicos de usabilidade.
Provavelmente seus cursos e-learning antigos não possuem fácil acesso no celular. Isso porque a maioria não foi pensada ou formatada para uma tela pequena. Então, fique atento!
A melhor maneira de combater isso é garantir, pelo menos, que os novos projetos sejam mobile first.
6. O conteúdo do seu treinamento é muito dinâmico e está sujeito a mudanças com atualizações frequentes?
Se a sua resposta é sim, mais um bom motivo para focar em uma abordagem de micro aprendizagem. O Ecossistema Rapid Learning garante a produção constante, associada à aprendizagem móvel.
Esse método permite que você atualize com mais facilidade os módulos, organizados de forma individual, com objetos de aprendizagem mais específicos e mais focados. E tudo isso sem precisar atualizar todo o treinamento que já está na sua plataforma LMS (Learning Management System), o seu Sistema de Gestão de Aprendizagem.
Como começar? Se você tem novas produções a fazer, foque nisso e garanta que estas serão mobile first.
Apesar disso, fica um alerta: não se esqueça dos seus objetos de aprendizagem já existentes na sua plataforma. Afinal, eles são ativos da sua organização e, certamente, receberam o tratamento institucional adequado.
Ao invés de descartar o que já está pronto, crie um plano de migração com a transposição para formatos que atendam pequenas telas. Se for o caso, aproveite para rever alguns conteúdos que naturalmente podem ser atualizados no mesmo processo.
Pense nisso! Você tem muito a ganhar com um bom planejamento inicial. O Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos, com a sua metodologia ágil e ultra eficiente, poderá ajudá-lo a elaborar um plano de ação dentro de um cronograma enxuto e que cabe no seu orçamento. Confira!