Quando você faz um curso e-learning ou assiste a um vídeo de treinamento, nem imagina quem está por trás de tudo isso, certo?
E não é apenas um instrutor ou um programador! Uma grande parte da produção do e-learning é trabalho de um designer instrucional.
Virar profissional não é da noite pro dia, mas se você tem foco e paixão pela educação, com estudo e prática e uma ajudinha do nosso guia “6 passos para se tornar um designer instrucional de sucesso”, em breve você será um expert!
Mas afinal, o que os designers instrucionais fazem?
Design Instrucional é a arte de criar experiências de aprendizagem que ajudam as pessoas na conquista das habilidades necessárias para as mais diversas atividades e profissões.
O objetivo de um designer instrucional é identificar gaps de habilidades e conhecimentos e encontrar as maneiras mais efetivas para reduzi-los, seja através de cursos e-learning aplicando as mais variadas estratégias, como jogos, vídeos etc.
De fato, os IDs têm como missão compreender como as pessoas aprendem e aplicar este conhecimento para criar conteúdos e estratégias de aprendizagem, mais engajadoras e eficazes.
Os designers instrucionais precisam ser especialistas não só em educação, mas também nas tecnologias que apoiam a indústria EdTech. Afinal, eles são os profissionais que planejam objetos de aprendizagem, que precisam reter a atenção dos alunos, para garantir a absorção dos conteúdos.