As discussões sobre tecnologia na educação parecem estar focadas nas razões pelas quais os alunos precisam desta ou daquela tecnologia, mas é raro quando alguém considera outro e talvez mais importante ângulo: Os alunos querem aprender com a tecnologia!
Ao qualificar a aprendizagem do aluno com maiores oportunidades para eles para se comunicarem com colegas de classe, você vai perceber o quão importante é a tecnologia na sala de aula (TIC).
A cinco razões pelas quais os estudantes querem aprender com a tecnologia, listadas abaixo, podem ajudar você a determinar a tecnologia certa para implementar.
Eles querem aprender, cada um, no seu próprio ritmo
Enquanto os alunos devem ser incentivados para sair de suas zonas de conforto e experimentar coisas novas, eles também devem ser livres para aprenderem em um ritmo que seja confortável para eles. Os alunos estarão distraídos na leitura ou matemática, por exemplo, se eles forem constantemente obrigados a encarar conteúdos ou lições muito difíceis para sua compreensão.
A tecnologia torna mais fácil a possibilidade da personalização do conteúdo de cada lição ou conteúdo para diferentes alunos ou grupos.
Eles querem interagir com seus colegas
Vivemos em um mundo conectado, onde os alunos estão em constante comunicação com seus amigos, seja através das redes sociais, mensagens de texto ou outro recurso digital. A tecnologia em sala de aula torna mais fácil do que nunca a comunicação entre os alunos em um formato muito familiar e confortável.
Alguns professores ficam inseguros sobre a decisão de trazer as redes sociais como o Facebook ou o Twitter para a sala de aula. Incentivar a interação entre os alunos de uma maneira segura usando ferramentas como o Google Docs com Gaggle Safety Management (Gestão de Segurança Gaggle) pode sanar esta insegurança.
Eles estão acostumados a ter tecnologia o tempo todo
“Pesquisa no Google” é uma frase que todos nós estamos acostumados, especialmente os estudantes que estão crescendo neste mundo orientado pela tecnologia. A geração Y, os nativos digitais, estão acostumados a ter acesso instantâneo à informação e com a tecnologia na sala de aula, podemos permitir-lhes utilizar esses recursos.
A criação de um blog para a turma pode ser uma alternativa segura para criar uma lista de recursos úteis para os alunos.
Eles se sentem poderosos
A grande maioria dos alunos que são digitais em uma sala de aula são considerados “tech-savvy” (uma pessoa que sabe como usar a tecnologia e que gosta de aprender usando a tecnologia). Quando introduzimos ferramentas ou conceitos que eles já dominam, eles não só se sentem confortáveis e mais interessados, eles sentem que em algumas áreas eles podem saber mais que seus professores. Assim eles ficam à vontade e engajados para ensinar aos professores e colegas de classe. Isso aumenta o engajamento e cria uma experiência de aprendizagem mais participativa para todos.
Crie grupos de “experts” para cada ferramenta e dê o título de “especialistas”, dando-lhes uma chance de também serem professores. Os alunos serão motivados e engajados para entrar neste personagem em sala de aula.
Eles já possuem os dispositivos
A maioria dos estudantes têm celulares (smartphones) com eles o tempo todo e sabem como usá-los para acessar a Internet e seus aplicativos favoritos. Em vez de proibir o uso destas ferramentas, tire proveito deste rico mundo tecnológico.
Vale implementar uma política de seu próprio dispositivo (BYOD: Bring Your Own Device), que permite que os alunos usem seus dispositivos móveis nas aulas e trabalhos em grupo.
Para você entender melhor a importância da tecnologia, ao invés de perguntar aos alunos por que eles precisam de tecnologia nas aulas, pergunte por que eles querem usá-la.