Neste post, você irá conhecer 5 grandes benefícios do ecossistema de e-learning e por que não pode ignorá-los.
COMO TRABALHAR COM UM ECOSSISTEMA DE E-LEARNING AUMENTA O ENGAJAMENTO DOS TREINAMENTOS ONLINE
Um ecossistema de e-learning, baseado em metodologias ágeis e claro, com oferta de conteúdos em formato rapid learning, que é uma forte tendência do e-learning, irá revolucionar a sua aprendizagem digital tradicional.
O boom da tecnologia móvel levou a um aumento da procura por dispositivos móveis e pesquisas indicam que as pessoas estão acessando conteúdo digital com muito mais frequência em smartphones e tablets do que em desktops.
Isso significa que o design e a interface do treinamento online (e-learning) devem utilizar abordagens inovadoras que sejam compatíveis com a mudança para o dispositivo móvel, ou compatíveis com vários dispositivos – o famoso multitelei, quando o seu conteúdo é oferecido para acesso em mais de um formato. Mas é importantíssimo que ele seja realmente compatível com todos os formatos mais utilizados pelo seu target (grupo de alunos de foco de cada projeto).
Mas então, como o rapid learning, um dos formatos mais produzidos no ecossistema de e-learning, beneficia o treinamento online?
O Rapid learning é uma abordagem modular de entrega de treinamento digital, online, onde o conteúdo é projetado em uma série de curtos “momentos” de aprendizagem concisos e dinâmicos, às vezes chamados de pílulas, cada um representando uma experiência completa por si só, ao mesmo tempo em que suporta a sequência e evolução da aprendizagem como um todo.
Um objeto de aprendizagem (O.A.) ou módulo pode ser simplesmente composto de um único recurso, como um vídeo, um active learning expositivo ou até um infográfico interativo, em vez de uma série de slides de texto e imagem.
O rapid learning é um modelo de aprendizagem rápida, tanto para o aluno quanto para a produção dos materiais didáticos.
Confira cinco importantes benefícios do rapid learning que você não pode ignorar.
5 BENEFÍCIOS DO RAPID LEARNING QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR
1. Engajar a geração Y (millennials)
O millennials (aqueles nascidos entre 1980 e 2000, também conhecidos como Geração Y) estão estabelecidos no mercado de trabalho, já formando a geração majoritária da população trabalhadora.
Eles cresceram em meio à tecnologia e estão acostumados a acessar informações de forma fácil e rápida usando a internet.
Para engajar este público, o uso inteligente da tecnologia deve ser incorporado à experiência educacional e o rapid learning faz isso enquanto fornece acesso sob demanda através de dispositivos móveis.
O rapid learning permite que o conteúdo seja entregue em breves “doses”, se beneficiando do melhor tempo de atenção do aluno, aumentando a retenção do conhecimento.
2. Reduzir a duração do treinamento e aumentar o ROI
Como a absorção do conhecimento é mais eficiente em um modelo de rapid learning, a duração geral do treinamento pode ser reduzida, levando a um aumento do ROI, o famoso retorno do investimento, nos investimentos de treinamento.
O antigo, longo e dispendioso treinamento em e-learning perdeu espaço para os formatos digitais de rapid learning curtos e concisos.
Por exemplo, um manual online pode ser reestruturado em uma série de pequenos vídeos de demonstração. Devido à sua estrutura modular, é fácil editar ou atualizar um módulo de rapid learning sem tornar todo um curso offline.
3. Fornecer conveniência e flexibilidade
O rapid learning é perfeitamente adequado à distribuição em dispositivos móveis: o mobile learning (aprendizado móvel) oferece a máxima conveniência e flexibilidade para os alunos.
Os colaboradores não terão que se planejar para participar do treinamento durante o horário de trabalho ou ficar para trás para completá-lo.
Em vez disso, os módulos podem ser acessados em outros horários, como durante o almoço, intervalos ou mesmo no trajeto entre casa e trabalho, inclusive no momento em que a instrução se fizer necessária, como uma ação on the job, consumindo um tempo pequeno de atenção do aluno.
Ter a opção de completar o treinamento em dispositivos móveis, pessoais ou corporativos, pode aumentar a vontade de participar da experiência de aprendizagem e, consequentemente, o engajamento.
4. Empoderar alunos por meio de autogestão
Com o rapid learning, você pode configurar o treinamento para que os alunos possam acessá-lo da maneira que quiserem e os materiais de aprendizagem podem ser usados para suporte ao trabalho, conhecido como suporte ao desempenho – on the job.
Permitir que os alunos autogerenciem seu treinamento obtendo, de forma autônoma, a informação de que precisam – em vez de você “empurrar” o que acredita que eles precisem, pode fortalecer o empoderamento e mudar as atitudes com relação ao treinamento e a toda a empresa.
5. Objetos modulares (o real objetivo do SCORM)
Os componentes de objetos modulares de uma solução de rapid learning podem ser misturados e combinados para criar novos cursos, usando as estratégias que você já conhece, mas também os lançamentos com novas estratégias, que acontecem periodicamente aqui pelo time de sucesso da Fábrica de Cursos.
Por exemplo, os objetos principais podem ser incluídos para todos os grupos, com o acréscimo de recursos ou módulos exclusivos para grupos de função específicos.
Os objetos de rapid learning também podem ser usados para configurar um conjunto de treinamento sob demanda que pode ser acessado em qualquer lugar, sempre que os alunos o requisitarem.
Com o reaproveitamento, a vida útil do seu conteúdo aumenta exponencialmente.
E se você acha que apenas a capacitação continuada, o longlife learning, é a grande virada da capacitação corporativa, você precisa conhecer o ecossistema de e-learning da Fábrica.