Observando esses números positivos e crescentes, percebe-se a necessidade de reagir não apenas rápido, mas também com foco na estratégia da empresa, considerando padrões analíticos mais avançados.
Cada vez menos serão observados programas de capacitação que são medidos por emoticons ( ) ou avaliações distribuídas ao final do treinamento, perguntando sobre o coffee break.
As empresas líderes de mercado passam a desenhar projetos de capacitação alinhados, diretamente, ao seu planejamento estratégico. Também passam a ter como premissa, a definição de indicadores antecipadamente, com objetivo de medir os resultados do projeto e seu investimento.
Da mesma forma que teremos possibilidade de visão analítica sobre o projeto e investimentos, para avaliar seu resultado, também teremos condições de justificar novos investimentos e novos projetos.
Será possível, cada vez mais, comprovar os benefícios da capacitação dos colaboradores e o quanto isso reflete, diretamente, no resultado da empresa, quando for possível apresentar estatísticas que comprovem esta afirmação e não apenas estudos sobre o tema. Será possível levar os resultados aos gestores e constatar o quanto as iniciativas de capacitação são cada vez mais a chave do sucesso para as empresas.
Os números poderão indicar que os programas de capacitação não são apenas o gatilho de mudança comportamental, mas também o grande diferencial para melhoria do desempenho operacional das empresas.