As empresas querem ter em suas equipes colaboradores que tenham um excelente desempenho, que cumpram suas tarefas e atinjam os objetivos propostos dentro do prazo estabelecido.
É o desejo de todo gestor ter colaboradores com um alto nível de desempenho, que sejam seus parceiros no desenvolvimento dos planos estratégicos estabelecidos pela empresa traçados para atingir as metas almejadas.
Os profissionais com alto potencial de desempenho – os high potenciais, como são conhecidos – são identificados por suas diferenciadas habilidades. Aqui, você conhecerá sete características deles, que demonstram sua produtividade.
1 – Saber escutar:
Esses colaboradores são excelentes ouvintes. Escutam atentos às colocações dos colegas e de seus gestores para melhor argumentarem. São pessoas que estão abertas a receberem feedbacks. E, a partir deles, reestruturam suas estratégias fazendo os ajustes que forem necessários sempre buscando a dinamizar o trabalho e melhorar o seu próprio desempenho e o da esquipe.
2 – Positivismo:
Os high potenciais sempre buscam identificar o que é positivo nas situações, mesmo que o cenário mostre ao contrário, visando transformar o que é negativo em oportunidade para melhorar um processo e a falha não ser repetida. Essa postura facilita o seu envolvimento com o trabalho e a resolução de problemas
3- Responsabilidade:
São cientes de suas responsabilidades ao que diz respeito à execução de suas tarefas e aos possíveis erros que possam cometer. Assumem o que fazem. Para esses colaboradores não têm desculpa. Isso também se aplica ao cumprimento de prazo das tarefas, trabalham com esse objetivo desde que isso seja viável. Caso identifiquem que o prazo estabelecido não possa ser cumprido, irão apresentar as razões ao gestor e alinhar um novo prazo de entrega.