Orientações para o uso do AVA: a importância de uma ambientação do aluno dentro de um espaço virtual para a construção de seu conhecimento.
Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula online, deve-se considerar que este aluno deve perceber as características e exigências que o ensino online desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual dá abertura a ampliar o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.
Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância online, que este possua habilidades necessárias para ter sucesso neste meio. É necessário que as informações sobre o uso da internet estejam acessíveis ao aluno do curso antes mesmo deste começar. Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: tanto através de manuais, tutoriais ou até mesmo através da mediação do próprio professor virtual.
Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada qual com suas especificidades de tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser permeados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s para a Educação à Distância Online.
O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização destes ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar estrutura e ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento e sentidos dentro desses ambientes, havendo assim, a ideia da responsabilidade destes alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesta.
A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos online se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor tem características específicas. Considerando pelo fato em que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas é necessário que sejam orientados a respeito dos recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.
A informação e as ferramentas estão presentes, é necessário que haja um direcionamento com relação à maneira em que podem ser utilizadas. De nada adiantaria a presença neste ambiente de ótimos recursos, muitos materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem.
A orientação para a aula online, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores online. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor online no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade.