Orientações para o uso do AVA: a importância de uma ambientação do aluno dentro de um espaço virtual para a construção de seu conhecimento.
Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula online, deve-se considerar que este aluno deve perceber as características e exigências que o ensino online desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual dá abertura a ampliar o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.
Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância online, que este possua habilidades necessárias para ter sucesso neste meio. É necessário que as informações sobre o uso da internet estejam acessíveis ao aluno do curso antes mesmo deste começar.
Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: tanto através de manuais, tutoriais ou até mesmo através da mediação do próprio professor virtual.
Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada qual com suas especificidades de tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser permeados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s para a Educação à Distância Online.
O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização destes ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar estrutura e ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento e sentidos dentro desses ambientes, havendo assim, a ideia da responsabilidade destes alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesta.
A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos online se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor tem características específicas. Considerando pelo fato em que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas é necessário que sejam orientados a respeito dos recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.
A informação e as ferramentas estão presentes, é necessário que haja um direcionamento com relação à maneira em que podem ser utilizadas.
De nada adiantaria a presença neste ambiente de ótimos recursos, muitos materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem.
A orientação para a aula online, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores online. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor online no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade.
Dentro deste processo, pode-se destacar tipo de orientações necessárias para tal:
- Navegação pelo site do curso;
- Discutir os modelos de aprendizagem online;
- Ao início do curso, criar laços com os alunos dando abertura para a retirada de possíveis dúvidas e como obter ajuda;
- Lista de perguntas mais frequentes, junto com suas respostas.
A orientação é de extrema importância para os alunos online, independentemente da maneira que seja feita. Não se pode prever se os alunos serão nativos ou imigrantes digitais, se terão facilidade ou dificuldade na utilização das ferramentas, se saberão intuitivamente a maneira de acessar o curso ou navegar por ele.
Por isso, é de alta responsabilidade a garantia de oferta de auxílios para a adaptação dos alunos para que eles recebam a melhor preparação possível, criem possibilidades, estabeleçam relações e sentido para que venham a construir conhecimentos, tanto pela recepção de informações quanto por participar de discussões e debates dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, aprofundando pontos de vista sobre o que vai seja a proposta do curso.
Orientações para o uso do AVA: a importância de uma ambientação do aluno dentro de um espaço virtual para a construção de seu conhecimento.
Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula online, deve-se considerar que este aluno deve perceber as características e exigências que o ensino online desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual dá abertura a ampliar o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.
Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância online, que este possua habilidades necessárias para ter sucesso neste meio. É necessário que as informações sobre o uso da internet estejam acessíveis ao aluno do curso antes mesmo deste começar. Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: tanto através de manuais, tutoriais ou até mesmo através da mediação do próprio professor virtual.
Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada qual com suas especificidades de tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser permeados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s para a Educação à Distância Online.
O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização destes ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar estrutura e ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento e sentidos dentro desses ambientes, havendo assim, a ideia da responsabilidade destes alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesta.
A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos online se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor tem características específicas. Considerando pelo fato em que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas é necessário que sejam orientados a respeito dos recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.
A informação e as ferramentas estão presentes, é necessário que haja um direcionamento com relação à maneira em que podem ser utilizadas. De nada adiantaria a presença neste ambiente de ótimos recursos, muitos materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem.
A orientação para a aula online, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores online. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor online no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade.
Dentro deste processo, pode-se destacar tipo de orientações necessárias para tal:
- Navegação pelo site do curso;
- Discutir os modelos de aprendizagem online;
- Ao início do curso, criar laços com os alunos dando abertura para a retirada de possíveis dúvidas e como obter ajuda;
- Lista de perguntas mais frequentes, junto com suas respostas.
A orientação é de extrema importância para os alunos online, independentemente da maneira que seja feita. Não se pode prever se os alunos serão nativos ou imigrantes digitais, se terão facilidade ou dificuldade na utilização das ferramentas, se saberão intuitivamente a maneira de acessar o curso ou navegar por ele.
Por isso, é de alta responsabilidade a garantia de oferta de auxílios para a adaptação dos alunos para que eles recebam a melhor preparação possível, criem possibilidades, estabeleçam relações e sentido para que venham a construir conhecimentos, tanto pela recepção de informações quanto por participar de discussões e debates dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, aprofundando pontos de vista sobre o que vai seja a proposta do curso.