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Como fazer avaliação 360º para melhorar o desempenho?

Como fazer avaliação 360º para melhorar o desempenho?
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Para a melhora do desempenho e das competências dos colaboradores, uma avaliação bem feita é mais do que fundamental.

 

 

É através dela que é possível estruturar um feedback assertivo, com os pontos de melhoria e de bom desempenho, que contribuirão para o sucesso da empresa de uma forma geral. Uma boa maneira para se fazer isso é através da “Avaliação 360º”, onde todas as pessoas que interagem com o funcionário são ouvidas.

 

 

fabricadecursos_avaliacao3603A metodologia da avaliação 360º, conhecida também como feedback 360 ou avaliação multivisão, é uma importante ferramenta para a gestão estratégica de pessoas. O colaborador avaliado pode ser analisado pelos seus pares de trabalho, chefes, subordinados e clientes. Dessa maneira, é possível obter diferentes visões de um mesmo colaborador e obter uma percepção do todo.

 

 

 

Como fazer a avaliação 360º?

 

 

A avaliação é feita através de um questionário específico, preferencialmente on-line, onde serão abordados os comportamentos e competências do colaborador que são essenciais para organização, ou seja, que fazem parte da sua missão, visão e valores. Por isso, as características avaliadas variam conforme o perfil e objetivo da empresa.

 

 

Dê uma olhada nas informações do nosso parceiro Acsendo para entender melhor o que são as competências.

 

 

 

Ideias de questionários:

 

 

1 – Um modelo bem objetivo, com as opções de respostas “nunca”, “às vezes” e “sempre” para perguntas sobre o desempenho do colaborador. A vantagem desse tipo de questionários é a rapidez em ser respondido.

 

 

2 – Questionário sobre o dia a dia de trabalho e sobre a personalidade do colaborador, com cinco opções de respostas: “nunca”, “pouco”, “algumas vezes”, “muito” e “quase sempre”.

 

 

3 – A terceira ideia é separar o questionário por assuntos. Primeiro se diz qual o tema tratado, como por exemplo, ética, e depois se faz a pergunta sobre o funcionário em relação a esse tema, com as mesmas três alternativas de respostas da primeira sugestão. Esse tipo de questionário é mais voltado para o alto desempenho e é indicado para equipes de vendas ou áreas de mercado competitivo.

 

 

fabricadecursos_avaliacao3604A ideia é que, após o término dos questionários, o colaborador receba um feedback que apresente onde pode melhorar em seu desempenho dentro da empresa. É interessante que os dados expostos sejam suficientes para que o avaliado consiga pensar em um plano de ação, também chamado de Plano de Desenvolvimento Individual, para mudar seus hábitos e melhorar tanto o seu desempenho como o da empresa.

 

 

Importante citar que os resultados da avaliação precisam ser confidenciais. Cada colaborador deve receber o seu, com todas as informações referentes a sí próprio, mas sem os nomes de quem o avaliou. Isso evita conflitos entre os funcionários ou, até mesmo, “vinganças” em outras avaliações.

 

 

 

Objetivos da avaliação 360º

 

 

Segundo a consultora de RH, Neyde Vernieri Lopes, a empresa que quer adotar esse método de avaliação precisa ter o compromisso de conduzir os seus funcionários, e suas habilidades individuais, junto  aos objetivos da empresa. Também é preciso que se ofereça recursos para o planejamento das carreiras dos colaboradores avaliados.

 

 

Com isso, através dessa metodologia é possível:

 

 

  • Otimizar a produtividade: Orientando o desempenho dos funcionários em favor das metas do negócio;

 

  • Diagnosticar melhorias: Identificar quais são os pontos de melhoria de cada colaborador e, depois disso, oferecer desenvolvimento pessoal e profissional;

 

  • Adaptação: Fazer com que todo o grupo consiga se adaptar às mudanças, mantendo sempre a conduta dentro dos valores organizacionais;

 

  • Recompensas: Com os dados obtidos, é possível pensar em sistemas de remuneração variável, que prestigiem as melhores avaliações, e até mesmo futuras promoções.

 

 

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