Para a melhora do desempenho e das competências dos colaboradores, uma avaliação bem feita é mais do que fundamental.
É através dela que é possível estruturar um feedback assertivo, com os pontos de melhoria e de bom desempenho, que contribuirão para o sucesso da empresa de uma forma geral. Uma boa maneira para se fazer isso é através da “Avaliação 360º”, onde todas as pessoas que interagem com o funcionário são ouvidas.
Como fazer a avaliação 360º?
A avaliação é feita através de um questionário específico, preferencialmente on-line, onde serão abordados os comportamentos e competências do colaborador que são essenciais para organização, ou seja, que fazem parte da sua missão, visão e valores. Por isso, as características avaliadas variam conforme o perfil e objetivo da empresa.
Dê uma olhada nas informações do nosso parceiro Acsendo para entender melhor o que são as competências.
Ideias de questionários:
1 – Um modelo bem objetivo, com as opções de respostas “nunca”, “às vezes” e “sempre” para perguntas sobre o desempenho do colaborador. A vantagem desse tipo de questionários é a rapidez em ser respondido.
2 – Questionário sobre o dia a dia de trabalho e sobre a personalidade do colaborador, com cinco opções de respostas: “nunca”, “pouco”, “algumas vezes”, “muito” e “quase sempre”.
3 – A terceira ideia é separar o questionário por assuntos. Primeiro se diz qual o tema tratado, como por exemplo, ética, e depois se faz a pergunta sobre o funcionário em relação a esse tema, com as mesmas três alternativas de respostas da primeira sugestão. Esse tipo de questionário é mais voltado para o alto desempenho e é indicado para equipes de vendas ou áreas de mercado competitivo.
Importante citar que os resultados da avaliação precisam ser confidenciais. Cada colaborador deve receber o seu, com todas as informações referentes a sí próprio, mas sem os nomes de quem o avaliou. Isso evita conflitos entre os funcionários ou, até mesmo, “vinganças” em outras avaliações.
Objetivos da avaliação 360º
Segundo a consultora de RH, Neyde Vernieri Lopes, a empresa que quer adotar esse método de avaliação precisa ter o compromisso de conduzir os seus funcionários, e suas habilidades individuais, junto aos objetivos da empresa. Também é preciso que se ofereça recursos para o planejamento das carreiras dos colaboradores avaliados.
Com isso, através dessa metodologia é possível:
- Otimizar a produtividade: Orientando o desempenho dos funcionários em favor das metas do negócio;
- Diagnosticar melhorias: Identificar quais são os pontos de melhoria de cada colaborador e, depois disso, oferecer desenvolvimento pessoal e profissional;
- Adaptação: Fazer com que todo o grupo consiga se adaptar às mudanças, mantendo sempre a conduta dentro dos valores organizacionais;
- Recompensas: Com os dados obtidos, é possível pensar em sistemas de remuneração variável, que prestigiem as melhores avaliações, e até mesmo futuras promoções.