O e-learning se transformou em peça-chave para o desenvolvimento substancial das empresas. Isso porque as constantes inovações tecnológicas e as novas exigências do mercado trouxeram a necessidade de garantir a especialização dos colaboradores, o que garante vantagem competitiva.
Além disso, os próprios componentes de uma equipe acabam deixando uma empresa quando se consideram incapacitados e desvalorizados.
No Brasil, o turnover é alarmante. Cerca de 25% das pessoas trocam de empresa no momento em que não possuem informações suficientes – leia-se treinamento – para desempenhar suas funções.
Nesse contexto, o e-learning surge como um grande aliado. Afinal, é uma alternativa altamente viável do ponto de vista econômico, diminuindo custos com transporte, hospedagem e um local físico para os treinamentos.
Além disso, o e-learning é um método interativo que resulta em uma alta taxa de retenção dos alunos adultos. Essas e outras vantagens são as responsáveis pelo aumento considerável deste método dentro das corporações.
Quer saber mais? Então vamos mostrar alguns dos principais indicadores que comprovam que o e-learning é uma metodologia que veio para ficar.
E-learning veio para ficar
Cada vez mais as pessoas incorporam o e-learning como metodologia de ensino. Com isso, o método se transformou em uma das maiores tendências no ensino para os próximos anos.
O crescimento é constante. As instituições que utilizam a proposta registram um crescimento da produtividade em até 50%. Por sua vez, pesquisadores de uma universidade dos Estados Unidos registraram um aumento de eficácia no aprendizado de 76% com o ensino virtual.
Um estudo produzido pelo e-Learning Industry apontou que as empresas consideram a educação a distância (EAD) como o segundo método mais eficiente de treinamento. Por sua vez, as corporações que adotam a EAD contam com uma diminuição de 50% nas despesas de qualificação de seus funcionários. Essa economia pode incluir os gastos com o espaço físico, deslocamento, viagens, alimentação e cancelamentos de última hora.
Além disso, a metodologia EAD pode se beneficiar de todas as facilidades tecnológicas e dos dispositivos eletrônicos móveis, que elevam em até 60% o nível de engajamento e de atenção dos estudantes.
Outro dado importante está relacionado com o atendimento eficiente ao cliente. Entre as empresas que utilizam e-learning, 34% elevaram a sua efetividade frente aos anseios dos consumidores.
Vale lembrar também que a propensão para a liderança de vendas nos respectivos mercados aumentou em 17% das empresas, o que representa um crescimento considerável na fatia nos mercados em que atuam.
Existe ainda o fator economia. O Walmart relatou economia de 80% no tempo de treinamento para a Black Friday.
Qualificação
Além de preparar mais rapidamente os colaboradores, o e-learning apresenta qualidade e boa taxa de absorção do conteúdo, assim como promove a valorização do profissional.
Estatísticas do mercado brasileiro demonstram que um em cada quatro trabalhadores troca de emprego, simplesmente, porque considera-se despreparado para exercer suas respectivas funções ou por achar que existe pouca oferta de treinamento em suas empresas.
Esse mesmo estudo apontou que os empreendimentos que usam sistemas de e-learning e de Performance Support (Suporte ao Desempenho) geraram um aumento de 26% de receita para cada colaborador.
Do total das empresas que colaboraram com a pesquisa, 72% afirmaram que o e-learning auxilia na atualização de informações na gestão de mudança, mantendo o nível de competitividade. E mais: quase metade dessas corporações despontam com chances reais de assumirem a liderança em seus respectivos ramos.
Portanto, fica evidente que as instituições com forte cultura de e-learning têm melhor desempenho em seus setores, na comparação com os concorrentes que não adotam essa estratégia.
Quer mais? Então, confira outros indicadores:
- O e-learning representa 30% de todos os treinamentos corporativos;
- 80% das instituições utilizam o e-learning;
- A substituição dos treinamentos presenciais pelo e-learning proporciona uma economia de 50% a 70%.
Com tantos benefícios, as empresas que realmente desejam conquistar resultados significativos precisam adotar essa estratégia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o site da Fábrica de Cursos e conheça nossas soluções corporativas!