Ícone do site Fábrica de Cursos

Indicadores comprovam que o e-learning é altamente efetivo

Conheça o Rapid, a sua assinatura para produção de conteúdo personalizado, da Fábrica de Cursos

O e-learning se transformou em peça-chave para o desenvolvimento substancial das empresas. Isso porque as constantes inovações tecnológicas e as novas exigências do mercado trouxeram a necessidade de garantir a especialização dos colaboradores, o que garante vantagem competitiva.

 

Além disso, os próprios componentes de uma equipe acabam deixando uma empresa quando se consideram incapacitados e desvalorizados. 

 

No Brasil, o turnover é alarmante. Cerca de 25% das pessoas trocam de empresa no momento em que não possuem informações suficientes – leia-se treinamento – para desempenhar suas funções.

 

Nesse contexto, o e-learning surge como um grande aliado. Afinal, é uma alternativa altamente viável do ponto de vista econômico, diminuindo custos com transporte, hospedagem e um local físico para os treinamentos.

 

Além disso, o e-learning é um método interativo que resulta em uma alta taxa de retenção dos alunos adultos. Essas e outras vantagens são as responsáveis pelo aumento considerável deste método dentro das corporações. 

 

Quer saber mais? Então vamos mostrar alguns dos principais indicadores que comprovam que o e-learning é uma metodologia que veio para ficar.

 

 

E-learning veio para ficar

 

Cada vez mais as pessoas incorporam o e-learning como metodologia de ensino. Com isso, o método se transformou em uma das maiores tendências no ensino para os próximos anos. 

 

O crescimento é constante. As instituições que utilizam a proposta registram um crescimento da produtividade em até 50%. Por sua vez, pesquisadores de uma universidade dos Estados Unidos registraram um aumento de eficácia no aprendizado de 76% com o ensino virtual.

 

Um estudo produzido pelo e-Learning Industry apontou que as empresas consideram a educação a distância (EAD) como o segundo método mais eficiente de treinamento. Por sua vez, as corporações que adotam a EAD contam com uma diminuição de 50% nas despesas de qualificação de seus funcionários. Essa economia pode incluir os gastos com o espaço físico, deslocamento, viagens, alimentação e cancelamentos de última hora. 

 

Além disso, a metodologia EAD pode se beneficiar de todas as facilidades tecnológicas e dos dispositivos eletrônicos móveis, que elevam em até 60% o nível de engajamento e de atenção dos estudantes.

 

Outro dado importante está relacionado com o atendimento eficiente ao cliente. Entre as empresas que utilizam e-learning, 34% elevaram a sua efetividade frente aos anseios dos consumidores. 

 

Vale lembrar também que a propensão para a liderança de vendas nos respectivos mercados aumentou em 17% das empresas, o que representa um crescimento considerável na fatia nos mercados em que atuam.

 

Existe ainda o fator economia. O Walmart relatou economia de 80% no tempo de treinamento para a Black Friday. 

 

 

Qualificação

 

Além de preparar mais rapidamente os colaboradores, o e-learning apresenta qualidade e boa taxa de absorção do conteúdo, assim como promove a valorização do profissional.

 

Estatísticas do mercado brasileiro demonstram que um em cada quatro trabalhadores troca de emprego, simplesmente, porque considera-se despreparado para exercer suas respectivas funções ou por achar que existe pouca oferta de treinamento em suas empresas.

 

Esse mesmo estudo apontou que os empreendimentos que usam sistemas de e-learning e de Performance Support (Suporte ao Desempenho) geraram um aumento de 26% de receita para cada colaborador. 

 

Do total das empresas que colaboraram com a pesquisa, 72% afirmaram que o e-learning auxilia na atualização de informações na gestão de mudança, mantendo o nível de competitividade. E mais: quase metade dessas corporações despontam com chances reais de assumirem a liderança em seus respectivos ramos. 

 

Portanto, fica evidente que as instituições com forte cultura de e-learning têm melhor desempenho em seus setores, na comparação com os concorrentes que não adotam essa estratégia.

 

 

Quer mais? Então, confira outros indicadores:

 

  • O e-learning representa 30% de todos os treinamentos corporativos;

 

  • 80% das instituições utilizam o e-learning;

 

  • A substituição dos treinamentos presenciais pelo e-learning proporciona uma economia de 50% a 70%.

 

 

Com tantos benefícios, as empresas que realmente desejam conquistar resultados significativos precisam adotar essa estratégia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o site da Fábrica de Cursos e conheça nossas soluções corporativas!

Assine a News da Fábrica de Cursos

    Sair da versão mobile