As empresas estão constantemente buscando otimizar as competências e aprendizado dos funcionários.
Um recurso que ajuda o colaborador a conquistar ainda mais autonomia e qualidade são as ferramentas de suporte ao usuário.
Por meio dessas ferramentas, é possível reduzir o tempo de treinamento e manter a mesma eficiência no aprendizado, pois ferramentas são grandes aliadas do aprendizado contínuo do funcionário. Um treinamento chega ao fim, já as ferramentas de suporte estarão sempre com eles, auxiliando-os em suas dúvidas e dificuldades.
O que são ferramentas de suporte ao desempenho?
Ferramentas de Suporte Desempenho visam fornecer aos colaboradores recursos on the job (OJC) que facilitem o trabalho deles. Não se trata apenas de um treinamento, essas ferramentas estão disponíveis para apoiar e orientar os funcionários na maneira correta para realizarem seus trabalhos.
Estas soluções possibilitam às organizações fornecerem a quantidade certa de orientação de tarefas, garantindo a produtividade para os alunos precisamente no momento em que eles necessitem. Resumidamente, elas visam melhorar o desempenho dos envolvidos. Assim, é criado um relacionamento centrado no conhecimento entre os alunos e os dispositivos que mediam o treinamento (computadores, smartphones, etc).
Confira alguns benefícios que este recurso pode trazer:
- Reduzir o número de passos necessários para completar uma tarefa;
- Guiar um funcionário na execução de uma tarefa;
- Fornece as informações necessárias e pode agir como um sistema de apoio para ajudar os funcionários a fazer a melhor escolha diante de um conjunto de circunstâncias;
- Reduz os custos de treinamento.
Existem três modelos definidos de sistemas de suporte de desempenho dentro do ambiente de aprendizado:
- Suporte intrínseco: integrado no software, onde o usuário pode executar suas tarefas sem atenção consciente ao sistema.
- Suporte extrínseco: trata-se das já conhecidas dicas, assistentes de uso, demonstrações etc.
- Suporte externo: suporte não integrado e mediado pelo ambiente de aprendizagem como, por exemplo, um help desk.
Preciso escolher entre treinamento online e suporte ao desempenho?
Na realidade, ambas as ferramentas têm objetivos diferentes, que acabam convergindo em momentos. Tenha em mente que as duas são importantes para a empresa.
O treinamento on-line visa o desenvolvimento de novas competências não apenas instrumentais (técnicas, procedimentos etc.), como também o desenvolvimento de competências intelectuais, para que os alunos possam desenvolver autonomia e segurança no momento de tomar decisões e propor ideias.
Além disso, o treinamento é projetado didaticamente, a fim de garantir um ganho educacional maior. No entanto, a pessoa pode esquecer o que aprendeu e outros pequenos detalhes. Isso é normal, por isso a ferramenta de suporte ao usuário é importante.
Porém ela não irá garantir que ele tenha um aprendizado global, que aprenda novas maneiras de trabalhar, ou ainda, que crie processos que possam ser aproveitados pela corporação.
Ela é muito importante, porém não substitui um treinamento, já que este vai muito além de aprender técnicas. O treinamento ensina competências.
Treinar meu time on the job é um sonho?
Treinar sua equipe on the job é um sonho possível e já realizado por várias empresas. Para isso, basta que a empresa tenha comprometimento com a capacitação de seus colaboradores, um plano de ação de aprendizagem e uma boa ferramenta de suporte de desempenho.
O comprometimento com a capacitação de seus colaboradores é a tomada de consciência por parte da empresa de que a capacitação é fundamental para aumentar a produtividade de seus colaboradores, bem como aumentar a qualidade, a inovação e a competitividade da mesma.
Tendo isso bem claro, a empresa nunca fica “sem tempo” para o curso. Pelo contrário, ela cria um plano de ação de aprendizagem, de maneira a organizar quais os treinamentos são necessários, como remanejar o tempo de seus colaboradores, quais as necessidades e até imprevistos que podem ocorrer.
Em seguida, a empresa investe em uma boa ferramenta de suporte de desempenho, visando otimizar o tempo de treinamento de seus funcionários, aumentar a independência e conforto deles, bem como avaliar se os conteúdos estão de fato sendo aprendidos e o objetivo do treinamento está sendo atingido.
Será que é possível substituir o treinamento vivencial?
Parece impossível, já que o treinamento vivencial geralmente costuma contar com muitas dinâmicas em grupo. Mas o que parece ser uma tarefa impossível (realizar treinamentos vivenciais a distância), já está sendo feito por algumas empresas. É o caso da Magazine Luiza. Desde 1999, a Magazine Luiza vem aplicando estes treinamentos vivências a distância, devido ao grande número de funcionários e lojas espalhadas pelo Brasil.
Segundo Telma Geron, gerente da área de humanas da rede, “com essa ferramenta, conquistamos velocidade – reduzimos em 50% o tempo para se treinar toda a equipe; reduzimos os custos; houve simplificação da Logística dos Treinamentos e diminuímos os riscos, com a locomoção das equipes”.
Ela ainda explica a metodologia que usa para esses treinamentos a distância conta com terminais (computadores estrategicamente alocados) em ambientes calmos, para a realização do treinamento:
“Como esses terminais são utilizados para as atividades diárias das unidades, fazemos uma programação para que o treinamento ocorra durante o expediente dos colaboradores e no momento em que o movimento da unidade esteja mais calmo. Para isso, cada unidade pode programar o momento em que será dado o treinamento. É bom, também, salientar que temos nossa estação de trabalho do software na Área de Humanas”.
Muitas empresas vão se surpreender ao ver como esse recurso pode aumentar e muito a produtividade e a eficiência de suas equipes. Inclusive, talvez muitos gestores já tenham cogitado intuitivamente esse recurso, porém não sabiam como fazer.