Quando trabalhada corretamente, a universidade corporativa se transforma em uma fonte de lucro. Quer saber mais? Então confira o conteúdo especial sobre o assunto.
A universidade corporativa desempenha um importante papel para o desenvolvimento das companhias em todo o mundo. Com o passar dos anos, a aplicação desse conceito no meio empresarial tem apresentado resultados significativos.
Na visão empresarial, a universidade corporativa surge da ideia de envolver todos os níveis da organização no processo de aprendizagem. Como propósito, o compartilhamento de informações e as melhores práticas têm como objetivo melhorar a performance e aumentar a produtividade.
Saber trabalhar corretamente com essa solução, portanto, contribui e muito para o desempenho da empresa. Por isso, conhecer detalhes sobre o assunto se transforma em um diferencial para quem realmente almeja um crescimento exponencial das equipes, da produção e, consequentemente, dos resultados.
Universidade corporativa e sua origem
A universidade corporativa não é um conceito novo. Muito pelo contrário. A ideia inicial surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. Na época, pequenas e grandes empresas formavam grupos para ensinar aos trabalhadores como desempenhar as funções de uma forma mais eficiente.
Com a conquista dos resultados, essas pequenas estruturas educacionais que se formavam dentro das organizações começaram a se proliferar por todo território norte-americano.
O objetivo era provocar mudanças para sociedade, contribuindo com a educação e a melhoria da qualificação profissional.
Com isso, vários programas específicos foram criados e desenvolvidos. As atividades não abordavam apenas a área de produção, mas também outros segmentos, como administração, finanças e marketing.
Atualmente, existem cerca de 2000 destas instituições somente nos Estados Unidos.
Já aqui no Brasil, o surgimento da universidade corporativa ocorreu na década de 90. Além de qualificar o profissional, as iniciativas também abordavam novas formas de pensar e trabalhar, ampliando o desempenho dos funcionários no seu ambiente corporativo.
Assim como aconteceu em outros países, as ações também demonstraram com o tempo bons resultados, ajudando no desenvolvimento das instituições.
Benefícios da universidade corporativa
Para quem ainda não entende a importância da universidade corporativa para uma companhia, vale conhecer mais alguns benefícios de contar com essa estrutura.
Entre as atitudes que favorecem o crescimento da vantagem competitiva das empresas podemos destacar:
- Desenvolvimento de competências essenciais determinantes para o sucesso da empresa;
- Foco de aprendizado contínuo;
- Elaboração de programas estratégicos para a cadeia produtiva do negócio;
- Envolvimento de gestores como líderes dos programas de treinamento
Desta forma, contar com uma universidade corporativa deixa de ser um centro de custos e passa a ser uma fonte de lucros. Principalmente em momentos de crise, investir em treinamento permite estar preparado e se antecipar aos próximos movimentos do mercado.
Com isso, as empresas conseguem superar as tempestades do mercado de forma menos turbulenta e mais assertiva. Consequentemente, permite se destacar no mercado.