Quando você ouve a palavra tecnologia, o que vem em sua cabeça? Computadores? Tablets? Celular? Internet? Jogos eletrônicos? TV digital?
E educação… O que você pensa quando escuta? Salas de aula? Professores? Ensino? Disciplinas? Provas? Formação?
E será que existe alguma relação entre tecnologia e educação? A resposta é sim! Quando ouvimos falar em tecnologia, pensamos logo nos mais modernos aparelhos existentes no mercado, nos mais funcionais celulares e nas mais recentes invenções no planeta…
Mas será que somente isso é considerado como tecnologia? Tecnologia é todo e qualquer artifício criado pelo homem para facilitar sua vida.
As sociedades sempre estão em processo de inserção tecnológica, seja ela qual for. Ela faz – e sempre fez – parte da vida dos indivíduos e, por isso, não percebemos sua existência e não consideramos como tecnologia. Adaptar-se às tecnologias faz parte do cotidiano da sociedade. A cadeira que você está sentado, a caneta que você usa e, também, o computador que você está utilizando para ler este blog são tecnologias.
Mas, você deve estar se perguntando… E a educação? O que ela tem a ver com a tecnologia?
Essa relação é simples… Na medida em que a sociedade evolui e produz novos saberes tecnológicos, com ela vem a necessidade de um novo tipo de linguagem e uma nova forma de expressão para a construção do conhecimento – novos modos de pensar a educação e o aprender.
A partir dos novos modelos de sociedades que vão surgindo, novas ideias de pensar a educação vão crescendo simultaneamente. Podemos iniciar destacando o início da educação a distância através de correspondências. A sociedade evolui, aumentam os interesses pela construção do conhecimento e, consequentemente, o acesso da educação por diferentes meios. Andando mais um pouco na história, com o advento de novas mídias de rádio e TV e, após a década de 90 com os computadores – ainda sem acesso a Internet – há o destaque pela educação através desses meios.
Caminhando um pouco mais, com o seu auge, temos a utilização do computador com a Internet. Assim, novos hábitos de como estudar surgem, como “transmitir” informação e novas estratégias para que toda a informação se transforme em conhecimento.
É nessa geração que está introduzida a educação a distância, que se insere na admissão dos computadores, da Internet, da tecnologia de multimídia, do hipertexto, dos vídeos e demais outros recursos que proporcionem o aprendizado e a construção de conhecimento por uma infinidade de caminhos que a rede mundial de computadores possibilita.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire).
Thay Rodrigues – Projetista Instrucional – Fábrica de Cursos