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Guia prático para a criação de e-learning

Guia prático para a criação de e-learning

Que tal um Guia prático para a criação dos seus e-learnings?

O e-learning é um dos métodos mais eficientes para conquistar engajamento dos alunos e retenção de conhecimento. Quer montar um bom curso? Então confira esse conteúdo especial.

O e-learning é uma metodologia de ensino a distância que elimina a necessidade da sala de aula para a transmissão do conhecimento desejado. Para isso, conta com o suporte mais que necessário da tecnologia. 

Só para ter uma ideia, a expectativa é que o segmento cresça mundialmente 18% ao ano até 2025, segundo levantamento divulgado pelo Definanzas.com.

Esse dado comprova que o e-learning não é um “modismo”, mas uma solução eficiente para a democratização do ensino. Isso tanto em cursos universitários quanto em treinamentos empresariais ou qualquer outro processo que necessite transmitir um conhecimento específico de forma prática, rápida e eficiente. 

Mesmo com todo suporte tecnológico, a questão que vale R$ 1 milhão é: como criar um e-learning com qualidade?  Afinal, esses cursos são mais baratos, práticos e diretos.

Nessa empreitada, alguns “truques” são utilizados para conseguir transformar um conteúdo em um e-learning de sucesso. Para os treinamentos empresariais, isso significa fornecer aos colaboradores as informações corretas e claras para a realização das tarefas da melhor maneira.

 

Guia do e-learning

Para a criação de cursos e-learning, alguns recursos são necessários. Por isso, se o seu objetivo é criar lições para uso na empresa, em casa ou na estrada, esse guia prático facilitará (e muito) para você conseguir ter o seu primeiro curso e-learning para chamar de seu, instalado e funcionando. Vamos lá?

 

1 – Peça ajuda se você precisar

Sim, a primeira dica é deixar a vergonha de lado e contar com a ajuda de pessoas habituadas com o trabalho. Sozinho é possível, mas acompanhado é mais fácil chegar mais rápido e com qualidade ao final do caminho.  

Fazer algo pela primeira vez é sempre difícil. Adicionando uma nova tecnologia, o resultado torna-se ainda mais complicado. 

Designers instrucionais são treinados não só no uso dessas tecnologias, mas nos rigores de planejamento das lições. Esses profissionais também têm experiência em testar todos os itens que estarão à disposição dos alunos, além de fazerem o pacote completo ser visualmente atraente. 

 

2 – Decida sobre o seu conteúdo

Antes de criar ou colocar todos os cursos à disposição, você deve escolher o que deve ser prioridade. Por exemplo, podemos estar tratando de uma nova equipe ou de um grupo que recentemente foi contratado. 

Se você realmente não tem certeza do que precisa ser ensinado aos seus funcionários, tente usar uma pré-avaliação para descobrir o quanto eles sabem e assim alinhar o que deve ser ensinado. 

 

3 – Escolha uma estrutura

Assim que tiver o material escolhido, é hora de estruturá-lo. Pense num livro escolar: um assunto amplo (por exemplo, biologia) é dividido em capítulos, que por sua vez são organizados em seções, que são então divididas em parágrafos. Transformar esse material em partes orientadas ajuda a aprender melhor.

 

4 – Aprenda a usar PowerPoint

Apesar de não ser o único meio para criar um curso e-learning, muitas pessoas acham que o PowerPoint é a maneira mais fácil, pois já estão familiarizadas com a ferramenta. 

Este software tem diversos recursos que o tornam perfeito para a auto aprendizagem, bem como para apresentações. 

Quer um exemplo? O PowerPoint pode ajudá-lo na criação de um curso interativo, com diferentes recursos. A solução oferece muitas maneiras para a gamificação do conteúdo, como um quiz.

 

5 – Use recursos multimídia para instruir seus alunos

Cursos poderosos costumam usar muito bem os recursos multimídia. A maioria das pessoas é visual. Dessa forma, é preciso manter isso em mente ao desenvolver o conteúdo. Caso precise treinar funcionários de call center, por exemplo, vale considerar o uso de um cenário similar ao do ambiente de trabalho, baseado em diálogo e conversa. 

Ferramentas de captura de tela, por outro lado, podem ajudá-lo a mostrar aos funcionários como usar um determinado programa, pesquisar um problema e muito mais.

 

6 – Verifique o Conhecimento

Imagine montar cuidadosamente um curso e-learning e, no final, não conseguir mensurar os resultados, como aprendizado e retenção de informação dos participantes. Entre as vantagens da tecnologia está a facilidade em reunir dados importantes que ajudam nas tomadas de decisões. É por isso que é importante existirem quizzes e testes no curso. 

Quer uma ideia para fazer essa avaliação de forma atrativa? Você pode usar questionários para criar cenários randômicos. Esta é uma maneira fantástica de adequar os cursos e-learning para níveis individuais de conhecimentos. Além disso, evita a necessidade de criar diferentes cursos para satisfazer todos os níveis de aprendizagem.

 

7 – Teste seus cursos

Por fim, lembre-se de testar os cursos elaborados antes de colocá-los para rodar para o grande público. Montar um grupo pequeno para a avaliação ajuda a encontrar possíveis falhas em um ambiente controlado e produtivo. 

Aproveite esse tempo para pegar as informações do feedback, incorporando o que melhor funciona e excluindo o que não está tão bom assim. Realize quantos testes for necessário. 

Acredite, uma vez que você se tornar melhor na criação de cursos, não precisará tanto de ajuda e poderá construí-los sozinho. Nesse processo, você provavelmente descobrirá diferentes estruturas e novos mecanismos de teste para seus cursos, criando aulas diferentes para diferentes colaboradores e diferentes departamentos na sua empresa. 

Eventualmente, você terá à sua disposição uma série de competências e habilidades a serem trabalhadas para a qualificação das pessoas que são importantes.

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