Se você deseja entregar bons conteúdos para e-learning, mantendo seus alunos engajados e motivados, é necessário entendê-los.
Confira o 2º, dos 6 passos, para se tornar um designer instrucional de sucesso!
Você deve entender como eles consomem e compreendem as informações, o que os leva a melhores resultados de aprendizado e, ao mesmo tempo, o que pode ser um ponto de atenção, como uma distração, por exemplo.
Se você promove treinamentos na sua organização, comece a explorar a psicologia e os comportamentos do seu colaborador, em geral, um aluno adulto médio, mas lembre sempre das diferentes gerações que compõem a sua organização.
Sabemos que não existe uma abordagem única de aprendizado que funcione para todos, embora existam algumas genéricas comuns a todas as pessoas que você deva conhecer e aproveitar, para aplicá-las:
- Os colaboradores, em geral, têm uma vasta experiência e já aprendem a aprender há algum tempo. Eles querem ser ouvidos – aproveite o protagonismo de cada um.
- Eles aprendem melhor quando há mais e melhores oportunidades para que reflitam e internalizem o aprendizado.
- Eles não estão acostumados serem comandados na construção do seu caminho na aprendizagem. Eles querem ser respeitados por sua experiência e tomada de decisões. O ideal é que eles possam contribuir com sua experiência e conhecimento em um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos ganham, ao invés de apenas estarem passivos na missão de absorver o conteúdo.
- Os colaboradores precisam de objetivo ou motivação para o aprendizado, seja para tornar um processo mais eficiente, através de um novo fluxo de informação, até um novo conhecimento que possa ajudá-los a alcançar objetivos, o desenvolvimento das suas atividades atuais, ou até a preparação para uma nova função.
- Eles querem que suas ideias e seu conhecimento sejam incorporados aos processos. Eles querem se envolver!
- Muitos colaboradores são autodidatas, o que significa que eles gostam de aprender de forma independente em um ambiente onde eles possam aplicar seu próprio ritmo.
- Como eles não têm muito tempo sobrando no dia ou até mesmo, na vida, preferem aprender através de rapid learning e treinamento individualizado. Eles estão mais motivados a aprender quando percebem resultado rápido e que o processo de aprendizagem é concluído mais rapidamente.
- Para você se aprofundar, ainda mais, nas formas como os adultos aprendem, explore as teorias sobre aprendizagem de adultos, incluindo Andragogia, Transformacional, Experimental e Individualizada (Centric).
Acompanhe os próximos posts com cada um dos 6 passos dessa jornada incrível para se tornar um designer instrucional de sucesso!