Contexto
O Walmart é uma empresa multinacional do ramo de varejo de alimentos, com lojas espalhadas pelo mundo. Walmart é a maior loja de varejo dos Estados Unidos. Com 11.000 lojas em 27 países diferentes, com 55 nomes diferentes. A companhia opera sob seu próprio nome nos Estados Unidos, incluindo seus 50 estados.
A maioria dos seus colaboradores trabalha nas lojas, não em postos administrativos, ou seja, em postos operacionais.
A capacitação dos colaboradores operacionais do Walmart no Brasil é realizada, principalmente, através de exemplos dados por colaboradores mais experientes durante os primeiros dias de trabalho.
Desafio
O Walmart precisava transmitir as instruções de trabalho de forma clara e uniforme para todos os seus colaboradores em quatro posições operacionais: auxiliar de carrinho, empacotador, repositor e estoquista.
Este público tem baixa escolaridade, não possui cultura de treinamento e é formado, em sua maioria, por pessoas jovens com baixo poder de concentração e com características das gerações Y e Z.
Iniciativas anteriores de e-learning não foram atrativas e não conseguiram engajar este público.
Solução
Foram desenvolvidos quatro cursos e-learning em formato Active Game Learning, um para cada tipo de operador de loja. Cada curso utilizou três estratégias principais e teve como objetivos principais:
- Engajar os novos colaboradores.
- Mostrar a importância do seu trabalho tanto para a empresa e, principalmente, para os clientes.
- Apresentar todas as atividades e suas particularidades, de cada tipo de operação;
- Avaliar o aprendizado.
- Permitir a prática simulada das atividades a serem desempenhadas.
Foram utilizadas diferentes estratégias para alcançar estes objetivos:
- Teaser motivacional, retratando as atividades e as interações sociais do colaborador, com outros colaboradores e com os clientes.
- Active learning, com a apresentação e descrição das atividades e a exemplificação das situações mais comuns na rotina das lojas.
- Jogos para fixar as atividades do colaborador e para permitir a simulação destas atividades antes do início do trabalho na loja.
Resultados
Os operadores de loja, tanto os novos como os antigos, puderam acessar um material único, como referência de suas atividades, com maior engajamento, devido à utilização de estratégias de gamificação.
Houve um aumento do engajamento dos novos operadores de loja, reconhecendo valor no material desenvolvido, percebendo a sua validade para o seu trabalho.
O jogo possibilitou a prática das atividades, o erro e a correção, a partir dos feedbacks.