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Suporte ao Desempenho: Mais que simplesmente treinar

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Gerentes de Aprendizagem e Desenvolvimento, muitas vezes, cometem o erro de se concentrarem apenas em treinamento ou em suporte ao desempenho, quando, na verdade, há uma diferença entre os dois. Este artigo destaca as principais diferenças e amplia os recursos que as ferramentas de suporte ao desempenho devem ter para que sejam eficazes.

 

Imagine ir para o treinamento sobre como usar uma nova máquina na qual sua empresa decidiu investir. Dois meses mais tarde chegam as primeiras máquinas. Você tenta usá-la… mas não se lembra como. Bem, de acordo com pesquisas, possivelmente você já teria esquecido 70% do conteúdo no prazo de 48h, após seu treinamento. Então, o que fazer?

 

Você acaba pesquisando no Google, perguntando a seus colegas, a pessoas da área de suporte, etc. Embora essas formas de aprendizagem informal acabem por levar a uma solução, elas não são consistentes e resultam em um enorme desperdício de recursos, associado a baixo tempo de produtividade.

 

 

Treinamento e Suporte ao Desempenho – Há alguma diferença?

 

Existem muitos departamentos de Aprendizagem e Desenvolvimento que se concentram no desenho instrucional e na medição da aprendizagem. Eles fornecem aos funcionários serviços de treinamento que se concentram muito em habilidades de aprendizagem. Entretanto, o treinamento sozinho não é suficiente para que você faça bem seu trabalho. Você precisa do suporte ao desempenho para complementar o treinamento, e esta é a parte em que o foco está na aplicação de uma habilidade, onde esse tipo de suporte permite aos funcionários melhorarem a eficiência de suas habilidades. Para melhor ilustrar o assunto, apresentamos abaixo um resumo das diferenças entre treinamento e suporte ao desempenho.

 

Treinamento
Suporte ao Desempenho
Finalidade Aprendendo novas habilidades ou desenvolvendo habilidade anterior. Aplicando uma habilidade, resolvendo problemas ou mudando práticas de desempenho.
Quando ele é necessário Quando alguém tem que aprender uma nova habilidade ou aprimorar uma habilidade, geralmente em consequência de um novo escopo de trabalho. Quando alguém em seu trabalho precisa aplicar uma habilidade e consulta materiais para obter ajuda.
Disponibilidade para o funcionário Um período de tempo fixo é tirado do trabalho para treinamento – geralmente uma hora para cada sessão.  Tempo necessário:  1 hora ou mais. No momento da necessidade, apenas um curto período de tempo está disponível para que o funcionário consulte materiais, pois precisa concentrar-se em fazer seu trabalho.  Tempo disponível:  menos de 10 minutos.
Meta Ganhar habilidade e conhecimento. Concluir tarefas do trabalho.

 

 

Já usamos Suporte ao Desempenho diariamente

 

Para melhor ilustrar o suporte ao desempenho, veja um exemplo da vida cotidiana: geralmente quando precisamos aprender algo depressa, como abrir uma garrafa de vinho ou como cortar cenouras em cubos, tendemos a procurar informações em nossos celulares ou dispositivos eletrônicos. Geralmente essas informações nos são apresentadas em pequenos trechos escritos (por exemplo, em wikihow – guias curtos, sucintos, passo a passo com algumas fotos) ou em um pequeno vídeo (geralmente uma demonstração objetiva e direta ao ponto de como fazer algo em menos de 2 minutos).

 

 

 

Aplique isso em sua Empresa e Veja a Diferença

 

Usamos esses recursos para nos ajudar todos os dias porque são convenientes, exigem pouco tempo, pois são facilmente digeríveis e eficazes. Temos aquilo de que precisamos – bem à mão. Agora, isso é definitivamente uma vantagem que as empresas podem tirar do que já estamos fazendo em nossa vida cotidiana sem saber. Imagine se você fosse capaz de ter acesso a vídeos sobre como operar, solucionar problemas e trocar peças dessa nova máquina em sua empresa. Isso tornaria as coisas muito mais eficientes!

 

Li recentemente um artigo sobre como a indústria de petróleo e gás está fazendo uso da aprendizagem móvel em Catar como um meio de suporte ao desempenho. Os trabalhadores que estão, frequentemente, no campo precisam ter acesso a alguns termos técnicos em inglês que são específicos da indústria. Eles fazem uso de um aplicativo que lhes fornece informações na hora certa sempre que precisam dela. Todos os 30 funcionários da Qatar Petroleum deram feedback positivo sobre como isso lhes permitiu melhorar suas habilidades de comunicação. Esse é um tipo de benefício que o suporte ao desempenho pode dar aos funcionários.

 

 

Três características  importantes do Suporte ao Desempenho

 

Com isso, aqui estão 3 características importantes que as ferramentas de suporte ao desempenho precisam ter para que sejam eficazes: conveniência, ser amigável para o usuário e relevância.

 

 

1. Conveniência

 

Qual a facilidade para carregar esses recursos com você? Será que seus funcionários têm que carregar uma pilha de papéis para consultar quando estão fora do local de trabalho? Caso tenham, possivelmente, você não obterá respostas muito favoráveis de seus funcionários. Sistemas Eletrônicos de Suporte ao Desempenho (Electronic Performance Support Systems – EPSSs), geralmente disponíveis em dispositivos móveis, têm sido reconhecidos por serem realmente convenientes, com incríveis taxas de aceitação pela única razão de que os funcionários já têm seu próprio dispositivo móvel pessoal.

 

 

2. Ser amigável para o usuário

 

Se seus funcionários vão ter que navegar por toneladas de informações antes de encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades, possivelmente eles não vão usá-las muito frequentemente. Com isso, funções de busca fáceis de usar e a organização desses recursos são cruciais para a Aprendizagem na Hora Certa (Just-In-Time Learning).

 

 

3. Relevância

 

Os funcionários não querem consultar informações ultrapassadas há dois anos ou ler duas páginas inteiras de recursos para encontrar o que precisam somente no penúltimo parágrafo. A necessidade de recursos atualizados e pertinentes é extremamente importante no suporte ao desempenho. EPSSs são particularmente úteis para o controle fácil de versões onde os recursos poderiam ser rapidamente atualizados e divulgados aos funcionários, sem a necessidade de enviar anexos por e-mail.

 

 

Com isso, espero que você seja capaz de ver como o suporte ao desempenho difere muito do treinamento e como isso também afeta a maneira como as empresas devem escolher as ferramentas adequadas para o suporte. E uma vez que o suporte ao desempenho se relaciona diretamente com quão bem um funcionário é capaz de realizar seu trabalho imediatamente, é realmente crucial que as empresas o vejam como parte integrante da sua estratégia de Aprendizagem e Desenvolvimento.

 

Que outros recursos você considera importantes que as ferramentas de suporte ao desempenho tenham para serem eficazes? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo!

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