Você tem dúvida de quanto precisa de orçamento na produção de projetos EdTech de e-learning? Conheça algumas alternativas de investimento.
Existem muitas opções de formatos e diferentes escopos para a criação de um curso on-line (ou e-learning, como preferir chamar :). Essa variedade de alternativas pode confundir e criar uma certa insegurança na hora de você designar a sua verba.
Para ter uma boa ideia de quanto investimento você irá precisar, vamos apresentar algumas referências que irão facilitar este processo e servirão de base para que você tome a decisão certa.
Afinal, quanto custa a produção de e-learning? Veja algumas estimativas de investimento.
A resposta à pergunta “Quanto o desenvolvimento de um curso on-line custará” vai depender de muitos e diferentes fatores. Vamos conhecê-los.
Os mais óbvios são: a complexidade do curso on-line, sua duração, diretamente associada à volumetria e como será a sua produção, ou seja, quem realmente desenvolverá o curso (você ou uma empresa terceirizada).
Esses e outros indicadores irão afetar o investimento total, que pode ser de US$ 5.000 a US$ 150.000 (de acordo com a pesquisa feita pelo iSpring Solutions).
Para descobrir se o custo do seu projeto está mais próximo da maior ou menor faixa, você precisa dedicar um tempo para especificar o seu projeto. Ou seja, você precisa definir o escopo do seu e-learning.
A definição do orçamento para o desenvolvimento de um curso online não pode ser um cálculo genérico.
Se você deseja oferecer seu curso com recursos interativos, atividades práticas, vídeos etc, ou seja, com um pouco mais de complexidade, você precisa estar pronto para um investimento adequado aos seus requisitos, associado ao seu prazo de produção, fator que irá influenciar diretamente no custo da produção.
Isso não quer dizer que você tenha que “se apertar” para conseguir produzir seu e-learning, muito ao contrário. Apenas que você deve usar o seu orçamento de forma eficiente.
Para isso, o importante é garantir que todos os recursos que você pretende aplicar no seu projeto ajudem, de fato, a atingir a meta de aprendizagem, caso contrário, por que investir em recursos desnecessários?
Existem quatro pontos fundamentais que devem serem considerados no desenho do seu projeto, na etapa de planejamento:
1) Quem são os alunos do seu projeto? Defina o seu público-alvo.
Analisar o seu target é importante, pois quem ele é afeta, não só o conteúdo do curso e seu foco primário, mas os recursos necessários no seu projeto, específicos para esse público.
Seu público-alvo é composto por profissionais iniciantes ou experientes? O que essas pessoas já sabem? Que informação será nova para elas? Qual será a forma de acesso? Em que momento eles dedicarão tempo ao estudo?
Responda essas perguntas e você dará um importante passo para descobrir o custo do seu projeto.
2) Por que eles se interessaram em fazer o curso?
Um curso eficiente precisa ter um significado para os participantes. Caso contrário, você só desperdiçará dinheiro.
Que problemas eles têm e como os gerenciam atualmente? Há procedimentos envolvidos? Quais os melhores formatos de conteúdo para apresentar essas informações? Aqui estão algumas questões que ajudarão você nesse tópico.
3) Qual é a meta e qual será o efeito prático do curso? Qual é o resultado esperado?
Esse terceiro passo traz mais clareza ao projeto, facilitando a construção organizada do conteúdo. Para chegar a alguma conclusão aqui, basta responder às seguintes perguntas:
O que os colaboradores devem aprender? Como isso os ajudará a trabalhar de forma mais eficiente? Como isso afetará a organização? Qual a meta a ser perseguida: Redução do custo operacional? Maior velocidade de produção? Mais eficiência no processo? Redução de pessoas envolvidas? Redução de ruídos nos processos?
4) Como você irá medir? Defina o ROI.
Agora chegou a hora de definir o famoso ROI.
Como saberá se alcançou a meta? Você mapeou dados primários e prévios à ação de treinamento? Quais métricas você deve registrar e como? Como você poderá identificar as prováveis melhorias que estão diretamente relacionadas a esse treinamento?
Essas respostas ajudarão a definir as suas estratégias e, claro, o investimento necessário para o seu projeto de e-learning.
Mais uma dica importante: se você precisar desenvolver interações, adicionar gamificação, vídeo e narração, saiba que tudo pode levar um tempo um pouco maior de produção. Consequentemente, o investimento também será proporcional.
Pronto, após esse mapeamento inicial será mais fácil determinar os recursos necessários para a construção de um projeto e-learning realmente eficiente.
No próximo post, iremos mostrar três formatos e metodologias mais comuns de e-learnings, que irão variar de acordo com a sua meta e a quantidade de recursos.
Quanto maior o nível, em geral, mais longo será o percurso e maior será o investimento. Mas é claro, que tudo é relativo ao impacto do seu problema. Pense nisso!