A violência tem diferentes formas. Seja na forma de um assalto inesperado ou de uma agressão por um mal-entendido.
Ela também ocorre dentro de casa. Infelizmente é o que acontece no cotidiano de muita gente. São práticas cruéis e humilhantes que denigrem a imagem e a autoestima de um ser humano.
Muitas mulheres vivem isso diariamente com seus parceiros. Elas são agredidas e se sentem ameaçadas para se defender. São casos que acontecem em todo o país e em grande proporção. Foi com o intuito de proteger essas vítimas que foi criada a lei Maria da Penha. Essa lei é baseada em uma história real.
A farmacêutica Maria da Penha já havia sido agredida diversas vezes por seu marido. Até que um dia isso chegou ao limite e ele deu-lhe um tiro na coluna. Ela ficou paraplégica e quase morreu. A violência era uma rotina em sua vida. Ela então, tomou coragem e o denunciou, porém, ele só foi preso muitos anos depois.
A lei foi criada para garantir o direito e a proteção dessas mulheres. Os integrantes da Polícia Civil foram treinados por nós, da Fábrica, através de um curso que abordava esse tema. E, no início de 2012, eles farão uma reciclagem sobre o assunto.
O curso em formato e-learning fala sobre a importância da lei e como aplicá-la corretamente. Ele ensina os policiais a lidarem com essa situação e a atenderem de forma certa as suas vítimas.
É através do esclarecimento e da firmeza que podemos combater esse crime e punir seus agentes.