Sim, os tempos mudaram! Acabou o tempo em que toda a família se reunia na frente da televisão, ficando todos com os olhos concentrados apenas na telinha.
Hoje em dia, 77% das pessoas utilizam outros dispositivos simultaneamente à televisão. Quer mais? Os smartphones representam 49% dos dispositivos simultâneos, enquanto que os computadores (PC ou notebook) equivalem a cerca de 34%.
Sabe o que isso significa? Todos querem mobilidade, ter notícias e informações úteis para o seu interesse, através de um acesso rápido e na palma da mão. Principalmente se levarmos em consideração que 81% das vendas realizadas são espontâneas e apenas 19% planejadas.
Porque o design responsivo é essencial para um treinamento bem sucedido
Assim, o Responsive Web Design (RWD) é importantíssimo para que os sites atendam aos interesses dos usuários em qualquer dispositivo. O layout do site se adapta automaticamente a um tablet, smartphone, PC ou notebook. Ou seja, não são necessários diversos projetos para o mesmo site. O mesmo link de acesso serve para qualquer aparelho, utilizando o HTML.
O RWD indica ao site que ele se redimensionará para se ajustar à tela do dispositivo em uso. Comprove você mesmo: coloque diversos dispositivos um ao lado do outro, o conteúdo do site aparecerá em uma coluna; já em outros em três colunas. A verdade é que 90% dos usuários possuem e utilizam sequencialmente dispositivos de diversos formatos, fator que ressalta ainda mais a importância do RWD.
Design responsivo como técnica para treinamento
Com o avanço de novas tecnologias, principalmente na internet, o design responsivo acaba se tornando uma necessidade na realização de qualquer projeto. Hoje, um estudante que esteja participando de um curso qualquer, utilizando a EAD (Ensino a Distância), pode ter acesso às aulas tanto através do desktop, do notebook, do tablet ou de um smartphone.
Quem deve se preocupar em atingir o aluno de todas as maneiras é o projetista do curso, que deve aproveitar todas as técnicas para isso, disponibilizando o conhecimento por todos os meios necessários.
Não basta apenas criar um curso de capacitação. Agora, o importante é que o estudante, além do acesso, tenha a possibilidade de assistir um treinamento tanto em casa, quanto no ônibus, no metrô, ou mesmo, em um passeio. Se possível, inclusive off-line!
Quando aplicamos o conceito de e-learning, principalmente dentro de uma empresa, concedemos o acesso a treinamentos diferenciados, próprios da estrutura empresarial. Também ao utilizarmos a técnica de design responsivo, um momento de folga no trabalho ou de descanso após o almoço, pode ser utilizado para assistir ao conteúdo no dispositivo móvel para a continuação do aprendizado. Amplie as possibilidades da distribuição do seu curso com o Design Responsivo.
O design responsivo como método de interação
Estamos vivendo uma época, em nossa civilização, que os jornais impressos, as revistas e os livros, embora importantes e necessários para a documentação histórica, não ocupam o mesmo espaço que tinham antes do advento da internet.
Em poucos anos, o que se costumava chamar de web, transformou-se de uma ligação telefônica com incríveis e sonoros chiados, em uma ferramenta disponível para diferentes tipos de equipamentos, fazendo com que um usuário tenha hoje acesso a um mesmo conteúdo através de diferentes dispositivos.
Um mesmo estudante, que esteja participando de um curso de capacitação, utiliza o seu notebook num determinado momento. Quando surge eventualmente uma necessidade urgente, pode acessar o mesmo conteúdo através de um tablet e, se não tiver um tablet, terá certamente o smartphone acompanhando seu itinerário. E o tempo acaba se tornando um aliado, não um adversário. Enquanto estiver em trânsito, não terá necessidade de se preocupar no tempo despendido: poderá aproveitá-lo para continuar seu treinamento.
A utilização do design responsivo está sendo aplicada nos mais diversos modelos de projetos na internet, principalmente para vendas, já que a rede tornou-se uma vendedora de primeira classe, ocupando um patamar nunca antes pensado no comércio. Se levamos quatro anos para termos 50 milhões de usuários de internet no Brasil, chegando a 2015 com mais de 70 milhões, devemos lembrar que bastou metade desse tempo, ou seja, apenas 2 anos, para que houvesse esses mesmos 70 milhões utilizando smartphones.
Assim, de nada adianta disponibilizar o conteúdo de forma que o mesmo só pode ser acesso de um notebook/computador pessoal. Qual seria a eficiência do projeto? Deve ser considerado que os alunos, de fato, utilizam massivamente os dispositivos móveis para navegar na web. Então, para atingir o ponto chave para que seu projeto tenha sucesso é necessário entender o que eles fazem através dos tablets e smartphones. Essa questão deve ser analisada e respondida!
Design responsivo é indispensável para qualquer página
O Design Responsivo, muito em breve, se tornará algo indispensável para qualquer página de informação. Não será mais questionada a sua aplicação e ninguém terá de ser convencido sobre a necessidade da visualização adequada para os diversos dispositivos.
Tenha em mente que o aprendizado deve, além de interessante, eficiente, assim, permitindo o acesso em smartphones, tablets, ou computadores. E o seu projeto vai atingir o objetivo. Além disso, contará com a adequação para todas as atualizações de sistemas e aparelhos que venham a surgir no futuro, considerando que a “leitura” do seu conteúdo responsivo, acontece pelo navegador.
A responsabilidade pelo ensino, pela educação e pela capacitação é de quem está ensinando, já o aprendizado é consequência natural de quem está buscando conhecimento.
Permita que seu projeto seja um sucesso, tanto na “telona” da sua TV, quanto na pequena, do seu smartphone. Dessa forma, o investimento em design responsivo trará um enorme custo benefício, uma vez que seu projeto só precisará de uma versão, bem como terá uma prolongada vida útil, ou seja, quem sairá lucrando é você!