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E-learning: prós e contras da produção interna ou terceirizada

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O curso e-learning pode ser desenvolvido por uma equipe interna ou terceirizada. Mas qual a melhor opção? Confira os pontos positivos e negativos!


E-learning: prós e contras da produção interna ou terceirizada

Ao optar pelos benefícios do e-learning para aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores, logo surge a dúvida: qual a melhor forma para a produção do curso?

 

Em geral, há três alternativas: 

  • Manter uma equipe permanente interna; 
  • Contratar uma consultoria especializada;
  • Contar com freelancers. 

 

Todas as alternativas apresentam pontos positivos e negativos. Por isso, vale considerar os prós e os contras de cada opção para descobrir qual se encaixa melhor no projeto ou atual momento da empresa.

 

Opções para o e-learning

Para entender qual a melhor escolha para trabalhar com e-learning na sua empresa, é importante conhecer os detalhes das soluções disponíveis. 

 

Optar por uma consultoria especializada é ideal para organizações que ainda não estão maduras o suficiente para criar e manter internamente um departamento completo para a elaboração dos cursos.

 

Com profissionais especializados em diferentes áreas, uma equipe externa certamente ajudará em todo o processo. Entre as atividades necessárias, estão: criação de um design funcional e apropriado para cada projeto; indicação e implementação de soluções eficientes para atingir os objetivos desejados e concretização das ideias e expectativas.

 

Isso sem falar da qualidade técnica das consultorias, que entregarão um trabalho com foco na usabilidade e 100% adequado às especificações da plataforma adotada para o projeto.

 

Esses benefícios também podem ser conquistados com a contratação de freelancers. Entretanto, é preciso desenvolver um projeto eficiente antes de definir quais profissionais serão necessários em cada etapa.

 

Independentemente da escolha, é preciso ter um cuidado. Caso você não seja especialista no tema, tente iniciar o projeto com um profissional de e-learning muito experiente ou com uma consultoria de confiança.

 

Isso garantirá que a sua curva de aprendizagem seja respeitada. Afinal, você é o especialista no tema e a sua participação é muito relevante no resultado do projeto. Assim, a consultoria poderá configurar o projeto, os padrões indicados para a oferta do seu conteúdo, assim como os indicadores para medição do seu ROI.

 

Equipe interna dedicada

Por outro lado, trabalhar com um time interno dedicado aproximará os profissionais do contexto da empresa. Com isso, ficará mais fácil conhecer e acompanhar de perto as especificidades da organização. Dessa forma, a equipe dedicada reagirá mais rapidamente às demandas de treinamento. 

 

Outro ponto importante é que a hora-homem (HH) é, em média, 30% inferior ao custo geral dos freelancers. 

 

Entretanto, isso não significa necessariamente uma economia. Isso porque outros custos estão envolvidos nesse processo. Na lista, estão: compra de software, manutenção de equipamentos, capacitação da equipe, férias e os benefícios sociais.

 

Para quem optar por essa opção, é importante possuir projetos com alta periodicidade para alocação desse time. Caso contrário, faz mais sentido considerar a contratação de uma consultoria especializada ou de freelancers.

 

Um cenário comum é a empresa alocar um colaborador dedicado, como designer instrucional, que será o especialista interno, e contar com um time de designers, dubladores e profissionais com outras competências, que serão alocados quando necessário. Com isso, sem custo adicional ou tempo desperdiçado das equipes.

 

Resumindo

Antes de começar a criar seu primeiro curso e-learning, defina metas, público-alvo e resultado desejado para cada iniciativa. Lembre-se: o escopo do projeto e, consequentemente, o custo dependerão do tipo de projeto e seus recursos. 

 

Os cursos e-learning informativos, motivacionais e de treinamento técnico, por exemplo, irão requerer diferentes recursos. Por isso, ter o projeto definido faz toda a diferença para o resultado final, tanto com relação à qualidade quanto ao valor investido.

 

Uma das principais personagens no time de um curso e-learning é o designer instrucional. É fundamental que você contrate um especialista, principalmente, se o mundo do EAD ainda é novo para você e sua organização.

 

Um bom conteúdo sem um bom design e estrutura pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Por isso, invista de forma consistente e efetiva.

 

Além disso, sempre faça um piloto antes do lançamento do seu curso e-learning. Para isso, você precisará de mais prazo e recursos. Porém, essa ação ajudará a evitar armadilhas muito mais profundas no lançamento em grande escala.

 

Por fim, lembre-se: adicionar ideias inovadoras e recursos diferenciados no seu curso e-learning pode ser tentador. Entretanto, verifique primeiro se eles realmente ajudarão você a alcançar os objetivos traçados para o treinamento.

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