O aprendizado nunca foi apenas a tecnologia envolvida. No meio off-line, podemos entender por recurso educacional os cadernos, livros, apostilas, etc.
O ecossistema de e-learning (ecossistema de aprendizagem) trata de todos os recursos que viabilizam o processo de aprendizagem, sendo a analogia perfeita a esse todo.
Graças aos avanços tecnológicos, a aprendizagem está cada vez mais fora da sala de aula e autônoma. As pessoas não precisam esperar cursos para aprender uma competência nova. Se há uma dúvida, basta buscar na internet parar encontrar o que precisa, sob demanda e de acordo com a necessidade.
As empresas que desejam criar um ambiente educacional eficaz precisam integrar todos os meios de aprendizagem funcional, a fim de dispor de uma solução completa que possibilite uma riqueza de recursos e possibilidades.
O LMS possibilita centralizar todo o ecossistema de e-learning em um único ambiente. Mas vai muito além de apenas armazenar. Ele permite gerar estratégias e planejamentos, bem como acompanhar detalhadamente o desempenho dos alunos, e com isso, aprimorar cada vez mais os cursos, recursos e a experiência dos participantes.
Por meio de um LMS, é possível conectar, colaborar e aprender com outras pessoas em tempo real, independentemente de quão longe possam estar geograficamente. Além disso, ele dá acesso a enormes repositórios de dados e informações, garantindo principalmente a qualidade e confiabilidade destas informações.
Será que já tenho um ecossistema?
O grande desafio atual da EAD é conseguir encontrar um equilíbrio didático diante de tantos recursos e mídias que surgem a todo instante, além da grande velocidade com que os alunos mudam o seu comportamento de aprendizagem. Ter um sistema fechado e de difícil mudança pode acarretar em perda educacional e de investimento.
É nesse momento que o conceito de ecossistema de e-learning torna-se fundamental: o próprio sistema de educação modifica autonomamente, a fim de manter esse ecossistema de aprendizagem funcional.
Fazendo novamente uma analogia com a natureza, a definição de um ecossistema pela ciência é o de uma comunidade biológica que interage em seu ambiente e mantém o equilíbrio, o que possibilita que a vida possa ter continuidade. Este conceito é aplicado ao ecossistema de e-learning, em que o próprio ambiente educacional encontra um equilíbrio a fim de possibilitar a continuidade do aprendizado.
No mundo digital de hoje, uma teia de recursos de aprendizagem torna-se cada vez mais individual. É o ambiente em que estes recursos estão inseridos que irão possibilitar esta conexão, criando uma estrutura global que faz com que a aprendizagem ocorra sempre. O ecossistema de aprendizagem é a combinação de tecnologias e recursos de suporte disponíveis para ajudar as pessoas a aprender dentro de um ambiente.
Diante dessa explicação, agora ficará fácil para você entender se a sua empresa possui um ecossistema de e-learning, ou ainda está atrelada a paradigmas antigos e de difícil mudança.
Do que preciso para ter de fato um ecossistema de e-learning?
O LMS certo trará esse equilíbrio e conexão necessários à criação de um ecossistema de e-learning . Para escolher o LMS que trará esse tão desejado equilíbrio, é necessário que a equipe envolvida com a elaboração de cursos responda as seguintes perguntas:
- Como as minhas necessidades de aprendizagem irão se conectar com o LMS?
- Como podemos usar a tecnologia para dar melhor suporte a aprendizagem informal e social de nossos colaboradores?
- Que tipo de funcionalidades avançadas eu preciso em meu LMS que possibilite maior autonomia?
- Este LMS pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, usando a tecnologia Cloud Computing?
O ecossistema de e-learning não é apenas uma mudança tecnológica. Trata de uma mudança conceitual profunda, que trará equilíbrio ao caos que muitos recursos de aprendizagem podem trazer. A solução para isso não é eliminar as possibilidades de recursos, pois ao fazer isso nos afastamos cada vez mais de nossos alunos, que tornam-se mais individualizados a cada dia que passa.
Portanto, a solução é buscar equilíbrio e sustentabilidade para manter o aprendizado, assim como a natureza faz para manter a vida.