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Os Mapas Conceituais como estratégia de aprendizagem

“Professor, não apaga o quadro!”

 

 

Quem é professor, já ouviu esta frase por muitas vezes, não é?

 

Como o aluno assimila todas as informações passadas em uma aula? Como pode ser feito um resumo sobre um determinado assunto?

 

Alguns professores, com a ideia de facilitarem a aprendizagem de seus alunos, baseados no Construtivismo, a ideia da construção de Mapas Conceituais – os Mapas Mentais – foi surgida.

 

Os Mapas Conceituais podem ser caracterizados por uma estratégia de organização de ideias capazes de resumirem determinados assuntos por meio de palavras-chave, imagens, símbolos em uma estrutura advinda de um conceito.

 

Esta estratégia pode ser capaz de permitir ao aluno passear entre os conceitos a partir da percepção dos vários elementos que podem estar inseridos no Mapa, assimilando analogias e auxiliando a capacidade de raciocínio sistemático e permitindo as relações com o todo.

 

Os Mapas Conceituais podem ser úteis em ‘brainstormings’, em tomadas de decisões, resolução de problemas, ou seja, em qualquer assunto, inclusivo no âmbito da Educação a Distância. O aluno deve construir seu conhecimento, e aprender a partir do reconhecimento de conceitos, estabelecendo significados.

 

Na educação a distância não é diferente, também devemos utilizar de estratégias que facilitem a aprendizagem – criar possibilidades de ensino-aprendizagem que possam relacionar a maior quantidade de fatos possíveis pesquisados e estudados, fazendo com que o aluno possa reter ainda melhor o conteúdo abordado.

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