Quando iniciamos um curso a distância on-line, a novidade em conhecer uma nova plataforma de aprendizagem virtual, trocar conhecimentos e fazer networking é muito motivadora.
Com o andamento do curso, se não mantivermos uma organização e uma boa administração das nossas atividades e prazos, a dificuldade para acompanhar o ritmo do curso aumenta e, consequentemente, as tarefas não cumpridas podem se acumular.
Não desanime! Isso pode acontecer até com os mais experientes em educação a distância.
É preciso manter o foco e não se descuidar com pequenos deslizes virtuais, como, por exemplo, em meio a uma leitura importante acessar sites de redes sociais e checar e-mails. Podemos perder muito tempo com isso e comprometer o rendimento de estudo.
É preciso tratar o ambiente virtual de aprendizagem como uma sala de aula física, onde temos um horário para entrar, para sair e, também, de se distrair. Assim, teremos um tempo organizado e poderemos manter o ritmo de atividades de acordo com a necessidade.
Um dos grandes desafios é criar um planejamento individual sem uma orientação específica. O próprio aluno deve entender o que é melhor para ele, identificando quais são os melhores horários para estudar, os melhores dias da semana e por quanto tempo se dedicar ao estudo.
Realizar um curso a distância requer organização, assim como qualquer outro curso presencial que possamos fazer. Além da dedicação pessoal e autônoma que um curso a distância propicia, muitos recursos presenciais são dispensáveis nesse formato, o que pode transformar um curso a distância mais dinâmico e com caminhos infinitos de aprendizagem e conhecimento.
Thay Rodrigues – Tutora da Fábrica de Cursos
Assine a News da Fábrica de Cursos