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O que a empresa deve fazer para manter o colaborador

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A dificuldade está quando isso é recorrente na empresa, porque o rodízio constante de colaboradores impacta diretamente no andamento dos processos internos e externos da empresa. Essa rotatividade reduz a produtividade, afeta as equipes, exige novos treinamentos e gera despesas.

 

 

Apesar da saída de um colaborador da empresa ser sempre possível, a maior parte delas ainda se surpreende. Mas, por que será que isso acontece com frequência? Por que os colaboradores deixam a empresa? Existem motivos para que o profissional tome essa decisão e eles podem ser tratados, evitando assim comprometer o rendimento das equipes e por fim o funcionamento da empresa.

 

 

Veja aqui motivos que levam os colaboradores a tomarem essa decisão:

 

 

Não se sentem parte da empresa:

 

É gratificante para os colaboradores saberem que o trabalho que realizam tem valor para a organização, que ele contribui para atingir as metas estabelecidas e que seu gestor reconhece isso. No entanto, o que geralmente acontece, são os profissionais não perceberem e não se sentirem parte importante dessa engrenagem. Eles não têm conhecimento dos objetivos da empresa e de qual é o seu papel no crescimento da empresa. A cultura de pertencimento não é difundida, o que gera insatisfação.

 

Diante dessa situação, muitos colaboradores optam por mudar de emprego. Para evitar esse sentimento, a organização deve compartilhar a sua missão, visão e valores, mostrando o importante papel das equipes nos processos que geram o seu crescimento. Essa comunicação deve ser simples e direta. Os gestores devem ter a preocupação em saber se as informações transmitidas foram entendidas pelos colaboradores.

 

 

Não sabem como fazer o seu trabalho:

 

Um profissional recém-contratado precisa receber orientações e treinamento antes de ocupar um cargo, porém, alguns gestores não dão a devida importância a esse procedimento. É evidente que se o colaborador foi aprovado no processo de seleção é porque tem o perfil para tal, que é capaz para realizar o trabalho, só que cabe à empresa dar às boas-vindas a ele e orientá-lo nas funções que irá desempenhar, nas tarefas que deverá executar e objetivos que irá alcançar com o seu trabalho. Dessa forma, o colaborador se sentirá acolhido e as chances de cometer um equívoco na realização do trabalho será minimizado.

 

 

Não recebem feedback:

 

Dar feedback é essencial para os colaboradores avaliarem seu empenho e para sua motivação. As pessoas querem mais que um salário por seu trabalho, é importante saber se estão atendendo às expectativas, desenvolvendo suas tarefas da forma correta e se precisam mudar sua maneira de fazer seu trabalho e as estratégias que usam para atingir os objetivos.

 

A Geração Y, nos dias atuais, representa a força de trabalho no cenário mundial. Isso requer que as empresas criem canais apropriados para fornecer feedbacks objetivos, construtivos e frequentes para esses colaboradores que são antenados, participativos e querem respostas rápidas.

 

Você viu alguns motivos que levam um profissional a sair do seu emprego. As empresas precisam estar atentas a essas práticas que, em muitos casos, nem são percebidas, mas provocam resultados negativos, como: desinteresse, baixo desempenho e produtividade e, até a falta de compromisso por parte dos colaboradores, provocando a alta rotatividade de profissionais.

 

As empresas para aumentarem a retenção dos seus colaboradores por mais tempo em seus quadros precisam adotar a avaliação de desempenho, reforçar que todos são responsáveis e importantes para seu crescimento, dar feedbacks e acompanhar os novos colaboradores durante o processo de adaptação. Só assim poderá maximizar o desempenho de seu talento humano e mantê-lo a seu benefício.

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