Ícone do site Fábrica de Cursos

O e-learning e a educação corporativa

O e-learning e a educação corporativa

A educação corporativa é uma realidade marcante quando o assunto é treinamento. Ou seja: desenvolvimento dos colaboradores. Aliás, o conceito não é novo. Em 1955 ele já era aplicado no Crotonville Management Development Institute para os colaboradores da General Eletric. 

 

Ainda nos dias de hoje, a educação corporativa continua a ganhar mais adeptos, conquistando companhias que pretendem que seus colaboradores aprendam constantemente. Esse, aliás, é o conceito de lifelong learning.

 

O objetivo, claro, é que os negócios cresçam exponencialmente e, com isso, haja um desenvolvimento mútuo.

 

Certamente, quem investe em educação corporativa sai na frente e leva vantagem na competição do mercado. Isso porque garante uma mão de obra mais qualificada e atualizada. 

Contar com colaboradores preparados para exercer suas funções e com visão de negócios mais aguçada é bom para os dois lados. Afinal, se a empresa sai ganhando com a mão de obra qualificada, os colaboradores recebem um impulso para seguir investindo em suas carreiras.

 

Com o investimento da companhia, espera-se que a equipe tenha compromisso e maior alinhamento com o negócio, utilizando esse conhecimento para aumentar a produtividade. 

 

Por meio de cursos online, o treinamento empresarial apoia o aperfeiçoamento do colaborador. Para sustentar essa afirmação, várias pesquisas mostram como o e-learning já conquistou seu espaço na missão de desenvolver talentos dentro das organizações.

Por que apostar no e-learning na educação corporativa?

Na educação corporativa, capacitar de maneira ágil e dar ao colaborador a oportunidade de gerenciar melhor o tempo são algumas das muitas vantagens desta metodologia. É por isso que empresas investem no e-learning há mais de 10 anos com ótimos resultados. 

 

No mundo dos negócios, tudo acontece cada vez mais rápido por meio de cursos online. Portanto, a capacitação da equipe precisa acompanhar esse ritmo com a educação corporativa.

Outra vantagem: considerando a sua possibilidade de reaplicação e de escala, o e-learning tem um custo muito menor do que outros formatos utilizados na educação corporativa.

 

Além disso, o e-learning permite que o colaborador estude quando e onde quiser, atendendo empresas globais, como empresas com todos os colaboradores em um mesmo site. 

 

Imagine poder oferecer a mesma informação para toda sua equipe, mesmo com diversos colaboradores espalhados pelo mundo. A tecnologia vem acompanhada da flexibilidade. Dessa forma, não é necessário organizar um grupo para estudar ao mesmo tempo. Cada um pode acessar o conteúdo quando for mais conveniente.

Na educação corporativa, capacitar de maneira ágil e dar ao colaborador a oportunidade de gerenciar melhor o tempo são algumas das muitas vantagens desta metodologia. É por isso que empresas investem no e-learning há mais de 10 anos com ótimos resultados. 

 

No mundo dos negócios, tudo acontece cada vez mais rápido por meio de cursos online. Portanto, a capacitação da equipe precisa acompanhar esse ritmo com a educação corporativa.

 

Atualmente, há cada vez mais recursos tecnológicos disponíveis. Além, é claro, da variedade de formatos, com a cultura da tecnologia cada vez mais presente. 

 

Presentes no mercado de trabalho, as novas gerações estão totalmente focadas no autoaprendizado, também chamada de autoinstrução. 

Apesar de largamente difundido, há muitas empresas no país que ainda estão tendo o primeiro contato com EdTech. Por outro lado, há várias organizações que adotaram o e-learning como parte da cultura organizacional. 

 

É possível afirmar que os empresários estão cada vez mais conscientes sobre a importância do ensino a distância, sendo este um caminho sem volta para a educação corporativa. 

 

Outro ponto importante: a demanda por educação corporativa nunca foi tão alta, principalmente por conta da competitividade do mercado e como estão dispersos, fisicamente, seus times.

Com a internet cada vez mais veloz e com tantas aplicações eficientes em nuvem, não é mais necessário manter uma base tecnológica específica internamente para aplicar o e-learning. Para isso, basta ter computadores ou smartphones disponíveis e acesso à internet. Ou seja, o uso do e-learning é totalmente viável para empresas de todos os portes. 

 

A facilidade de geração de indicadores e da organização dos conteúdos reduz custos com deslocamento e estrutura para treinamento, assim como permite uma maior flexibilidade de acesso para que o colaborador possa fazer o treinamento quando tiver tempo, atendendo ainda aos interesses das novas gerações no mercado.

 

Por isso, vale a pena conhecer o potencial das ferramentas EdTech e buscar parcerias especializadas. Para o processo funcionar, o essencial é possuir uma boa estratégia para fazer a implantação do e-learning dentro da organização de acordo com a cultura empresarial e das especificações tecnológicas de cada empresa.

 

A previsão segue apontando para a permanência do grande crescimento do mercado EdTech. Lá atrás, em estudo do E-learning Market Trends & Forecast 2014-2016, a expectativa era de que em 2016 o mercado de e-learning movimentasse mais de 2 bilhões de dólares no mundo todo. Atualmente, o mercado mundial de e-learning está projetado para valer US $325 bilhões em 2025, com aumento previsto de US $38,09 bilhões até 2024.

 

Há vários estudos que mostram que o e-learning aumenta as taxas de retenção em 25% a 60%. Ou seja, é uma boa ideia pensar seriamente em investir em EdTech utilizando uma estratégia adequada para sua equipe.

O acompanhamento dos treinamentos on-line, presenciais ou híbridos, podem ser feitos pela própria plataforma de gamificação como acontece no payNwhere, por exemplo, que oferece todos os recursos relevantes de uma plataforma LMS (Learning Management System), mas é LMS Free! 

 

O player, que é como identificamos o seu colaborador no playNwhere, nem percebe que está na plataforma. Para ele, é um grande jogo! 

 

Com o playNwhere você tem todos os recursos de gamificação, indicadores das competições, para mensurar o acesso, o engajamento, o tempo de uso e o desempenho nas avaliações em formato de jogos, com conteúdos dinâmicos e ultra engajadores. 

 

Tudo em um só lugar e em qualquer lugar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça o playNwhere!

Aproveite acessar ao webcast Vencendo desafios com gamificação aqui!

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*
Sair da versão mobile