Microlearning é um termo que tem sido cada vez mais mencionado dentro das estratégias de gestão para treinamentos corporativos. E não é à toa, afinal trata-se de uma abordagem de ensino que tem apresentado muitos benefícios para os funcionários (alunos) e para os empregadores e instrutores.
Trata-se de um método de ensino mais flexível, que consegue oferecer as habilidades necessárias em um tempo menor. Por isso, o microlearning é uma grande tendência para o treinamento corporativo.
O que é microlearning?
Por exemplo, imagine que os funcionários de uma empresa precisem aprender novas técnicas de marketing digital. Ao invés de fornecer um curso completo sobre o assunto, são fornecidos vários pequenos cursos com os tópicos que seriam abordados no curso maior: um pequeno curso de marketing de conteúdo, um curso de facebook ads, um curso de Google ads, outro curso de estratégias básicas de SEO, etc.
Este tipo de abordagem é muito útil, pois além de ser mais fácil de reter o conhecimento (por ser mais curto), ainda possibilita que o aluno faça apenas os cursos que necessita, aumentando o custo-benefício do processo de aprendizagem.
Qual a diferença entre microlearning e as doses de conhecimento?
Quando fazemos um curso à distância, estamos participando de todo um ambiente pensado e preparado para a aprendizagem.
Além disso, muitas empresas usam este conceito focadas em tarefas diárias de 30 minutos. Ou seja, é um aprendizado realizado por meio da ação. O estudo do caso da McDonalds, que usa este conceito de “doses” ou ainda “pílulas, feito por Lanza Barreira e Mendes, narra um pouco desta prática, em que podemos verificar a sutil diferença”:
Como os gerentes de loja dispunham de um tempo muito pequeno (30 minutos ao dia) para a realização dos cursos, optou-se por – sob uma forma muito diluída e dinamizada -, propor pequenas tarefas diárias, ao longo de uma semana, para acumular conhecimento teórico sobre os temas a serem desenvolvidos, utilizando diferentes recursos. Posteriormente, estes temas seriam discutidos em Fórum e Chat corroborando a teoria e a prática profissional e, finalmente, toda a teoria e a prática discutida seria aplicada em atividades e trabalhos em equipe. Desta forma, criava-se um novo conceito de “pílulas do conhecimento”, diferente do foco no conteúdo e carga horária, porém, com foco na disponibilidade de tempo diário dos participantes.
Onde deve ser aplicado?
Quando essa pergunta é feita, muitas pessoas costumam apresentar a seguinte resposta: no ambiente corporativo. De fato, o microlearning é uma excelente solução para ambientes corporativos. Mas também pode ser uma solução para outros casos.
Nada impede, por exemplo, que uma escola de idiomas utilize esta abordagem para aumentar a aprendizagem de seus alunos. Portanto, o ideal é pensar não apenas onde o microlearning pode ser aplicado, mas também, como ele pode ser aplicado. Um case muito bom de microlearning e gamification é site Duolingo.
Dicas para fazer um microlearning
Não há um tamanho padrão para o microlearning. No entanto, é importante ter em mente que trata-se de um curso de curta duração e que o ideal é que não seja interrompido.
Veja algumas ideias que podem ser utilizadas nesta criação:
- Jogos: a estratégia de gamificar os cursos é sempre uma ideia acertada e uma opção divertida para o aluno.
- Testes: crie testes divertidos para estimular o aprendizado, como quiz social, etc.
- Simulações de negócios e estudos de caso: crie histórias e narrativas envolventes relacionadas ao mundo dos negócios, que tenham como ponto de referência a vida real.
- Podcasts e vídeos: aproveite e peça para especialistas produzirem vídeos e podcasts sobre o conteúdo a ser ministrado.
- Posts e artigos on-line: incentive não apenas a leitura de posts e artigos, como também a produção de posts por parte dos alunos. Quando o aluno escreve, ele se envolve ainda mais com o conteúdo, além de fixar melhor o aprendizado.
- Slideshows: incentive os alunos a criarem slides, fazendo um mix de conteúdo escrito e visual. Este tipo de atividade torna a aprendizagem mais dinâmica.
O conhecimento é o maior valor que uma empresa pode gerar. Investir no conhecimento de seus colaboradores gera valor para a empresa e para os serviços e produtos oferecidos por ela. O Microlearning é uma solução que ajuda a aumentar ainda mais esse valor, de acordo com o tempo e as necessidades de cada empresa.