Seu importante papel no aumento do potencial competitivo de uma empresa
Ao longo dos anos, o mundo tem passado por muitas inovações. Há pouco tempo os computadores eram máquinas enormes que ocupavam uma sala ampla. Lembra? Atualmente, são equipamentos bem menores e altamente sofisticados, modernos e mais eficientes. O mesmo podemos dizer dos celulares e de outros tantos aparelhos tecnológicos. A cada dia a indústria desse segmento tem uma novidade. Isso acontece em muitas outras áreas. A isso chamamos de inovação. Ela é praticada para propor melhorias para a vida das pessoas, inclusive no campo do trabalho, e para estimular a competitividade entre as empresas, o que gera melhores serviços a um preço mais atraente. Mas, vale lembrar que a inovação não só acontece no campo da tecnologia. Ela pode estar presente em tudo.
A inovação traz benefícios. Ela é a implementação de uma nova ideia usada para facilitar um processo, atender a uma necessidade, enfim, melhorar a vida acompanhando a evolução do mundo em diferentes áreas e aspectos, em procedimentos e processos em geral.
No seu trabalho, em quais áreas das listadas a seguir, você consegue identificar inovações? Faça um exercício mental sobre isso. Serviços;
● Processos;
● Ferramentas;
● Métodos;
● Formas de comunicação;
● Produtos.
Da ideia à inovação – As etapas desse processo
Agora, vale destacar que inovação é diferente de criatividade e que uma ideia é apenas o início do processo de inovação.
Num processo normal é comum que haja melhoria contínua de pequenas inovações. E ela pode ser mais importante do que uma ideia revolucionária, que, às vezes, precisa atravessar muitos obstáculos para ser colocada em prática.
E como transformar uma ideia em inovação? A resposta é simples. Ela precisa de uma boa gestão com pessoas interessadas em transformar as ideias, demonstrando que são possíveis de serem colocadas em prática.
O perfil ideal dessas pessoas é que, primeiramente, sejam inovadoras. Normalmente possuem características distintas e complementares, que agregam valor ao trabalho em equipe.
3 papéis importantes para a inovação acontecer
Nesse processo de inovação, você já sabe que ter o comprometimento das pessoas é essencial. Elas podem assumir ou acumular mais de um papel, que são eles:
Líderes de inovação – Assumem a responsabilidade da implementação das ideias, indicando o comprometimento e a motivação necessários para o sucesso.
Facilitadores – Dão suporte para a implementação das ideias, organizando os recursos e as informações necessárias para esse propósito.
Geradores de ideias – As pessoas são capazes de ter ideias para a melhoria no trabalho. Isso deve ser incentivado em todos os setores da empresa. As inovações serão estruturadas a partir dessas ideias.
A inovação e seus públicos de impacto
A inovação está ligada à satisfação das pessoas que representam os papéis vistos anteriormente, mas esse processo também impacta outras pessoas, como os clientes da empresa, atuais e futuros, internos ou externos. Eles são os motivadores para que ela busque inovar. São classificados em:
Intermediários – São pessoas que se relacionam com a inovação, como colaboradores de departamentos que precisam dar suporte à inovação ou pessoal de vendas, por exemplo.
Investidores – Possuem os recursos necessários à inovação e para a implementação adequada das ideias. Esses recursos podem ser financeiros, tecnológicos ou pessoal capacitado.
4 cuidados para combater a resistência à inovação
Por mais que a inovação possa trazer melhorias, as resistências sempre existirão. É uma reação normal das pessoas frente a mudanças, inclusive. Elas podem ser:
● Explícitas – As críticas feitas diretamente às pessoas envolvidas com a inovação;
● Implícitas – Não são claramente declaradas.
Como alguns exemplos que geram críticas à inovação, temos: a falta de adequação ao mercado, o custo alto e a inviabilidade técnica. Já os ligados às resistências implícitas são: perda de prazos, falta de tempo e de alta de motivação.
Você, gestor, para lidar com as resistências tome alguns cuidados:
● Observe os sinais que as pessoas dão, seja através de feedbacks ou comportamento que apresentam;
● Identifique e analise a importância de cada pessoa em relação ao processo de inovação;
● Levante as causas das resistências;
● Construa formas para contorná-las.
5 orientações que ajudam a acabar com a resistência
As resistências precisam ser quebradas. Afinal, inovar, na maioria dos casos, representa uma melhoria significativa de determinado processo. Para combatê-las, converse com as pessoas sobre a importância da inovação, ressaltando suas vantagens, solicite a participação delas, aplique treinamento e recursos sobre o tema, negocie recursos e compromissos que sejam interessantes às pessoas resistentes à mudança e, por fim, imponha a inovação, caso a hierarquia funcional permitir.
Os motivos pelos quais as pessoas resistem à inovação são diversos, vai de receio pessoal a descrença se ela precisa ser implementada. Mas, o que deve estar claro é que ela precisa fazer parte da rotina da empresa. É impulsionadora de melhorias contínuas e responsável por aumentar o potencial competitivo da empresa.
Para ter uma rotina de inovação no trabalho, cabe ao gestor criar um ambiente aberto para as ideias e para o desenvolvimento das inovações, criando estratégias para a implementação das ideias, orientando e motivando a equipe sempre alinhada às metas estabelecidas.
E se você acha que a capacitação continuada, o longlife learning, é a grande virada da capacitação corporativa, você precisa conhecer o Rapid da Fábrica. Uma assinatura para produção de conteúdo com qualidade, agilidade e preço imbatíveis!