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O guia para o Treinamento On The Job: Construindo um time de alto desempenho

Você sabia que existe uma arma secreta para transformar o potencial dos seus colaboradores? E essa mesma ferramenta pode reduzir o setup do onboarding e deixar, por exemplo, seus trainees prontos rapidamente? 

 

Essa ferramenta não é um segredo e nem uma nova tecnologia. É uma metodologia de treinamento já estabelecida conhecida como Suporte ao Desempenho ou Treinamento On The Job.

 

O treinamento pode ser aplicado de várias formas e é um tipo de treinamento tão simples, eu diria óbvio, que muitas vezes é esquecido, não é organizado como um processo.

 

Nesta série de conteúdos sobre Suporte ao Desempenho vamos abordar os seguintes temas:

  1. O que é o Suporte ao Desempenho?
  2. Como o Suporte ao Desempenho pode beneficiar o seu negócio?
  3. Como você pode começar a aplicar o Suporte ao Desempenho? 
  4. Quais indicadores que sinalizam se a sua empresa deve implementar um treinamento de Suporte ao Desempenho?
  5. Quais as melhores formas de oferecer um treinamento de Suporte ao Desempenho efetivo?
  6. Como você pode desenvolver um treinamento de Suporte ao Desempenho?

 

Começando pelo início…. mas afinal, “O que é o Suporte ao Desempenho?”

 

De uma forma resumida, o Suporte ao Desempenho é uma forma de capacitar os colaboradores, através da observação e da execução de tarefas que compõem a rotina dessa função. Ou seja, sem afastá-los das suas atividades profissionais. 

 

A maioria dos participantes que se beneficiam do Suporte ao Desempenho são colaboradores que são novos na função; no entanto, esse método também pode ser usado como uma forma de rodízio interno de trabalho, conhecida como job rotation, por exemplo.

 

Uma das formas populares de aplicação do Suporte ao Desempenho, é quando um novo colaborador em uma função é alocado para trabalhar ao lado de um colaborador experiente ou um líder de equipe.

O novo colaborador normalmente acompanha o seu par ou mentor e tem como função ser um observador de todas as tarefas executadas durante um dia de trabalho rotineiro.

Depois de um período de observação e com explicações de apoio, o novo colaborador está apto para executar uma nova função ou tarefa específica.

 

O Suporte ao Desempenho pode ser ou não estruturado

 

O Suporte ao Desempenho não estruturado ocorre quando não há horário marcado para o treinamento. O novo colaborador observa o trabalho ou trabalha ao lado do colaborador mais experiente. O colaborador mais experiente, agindo como tutor, seleciona as tarefas e atividades que quer que o novo colaborador aprenda, como uma mentoria instrumental.

 

O Suporte ao Desempenho não estruturado irá funcionar melhor para algumas funções em uma empresa, principalmente as que exigem que os novos colaboradores executem tarefas bem definidas, específicas, de uma forma consistente. Por exemplo, se você contratar uma recepcionista para uma clínica médica, será necessário treiná-la para preencher o formulário de contrato, contar o numerário, e trabalhar com o software de agendamento de atendimentos. 

 

Já o Suporte ao Desempenho estruturado é desenhado e executado de uma forma bem definida e com processos bem organizados. Normalmente prevê uma agenda de treinamento estruturada com tarefas e prazos para execução determinados. 

 

Qualquer colaborador que participe de um treinamento de Suporte ao Desempenho estruturado irá cumprir a mesma agenda de treinamento e atividades desenhadas para cada função, especificamente. Por exemplo, você pode criar um programa de treinamento único para todos os colaboradores de um Call Center ou para uma Equipe de Vendas, e mesmo assim, conseguir um ótimo desempenho nos dois grupos. Neste caso, você consegue otimizar muito melhor seu investimento.

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