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Gamificação e suas abordagens

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Novas abordagens educacionais estão mudando o panorama da aprendizagem organizacional.

 

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre gamificação e serious games, e como ambos ajudam no engajamento e aprendizado na EAD.

 

Neste post, te explicamos melhor.

 

 

Gamificação

 

Gamificação da educação é quando é feita a integração de características de jogo em um programa de treinamento, normalmente, baseado no mundo real.

 

A gamificação é mais frequentemente usada para motivar e envolver as pessoas e tem bom resultado quando há necessidade de mudança de comportamento. Elementos de gamificação podem incluir conquistas, medalhas, níveis, recompensas, pontos e ranking como hall da fama, por exemplo.

 

O engajamento se dá porque os jogadores precisam alcançar um objetivo comum ou para atingir um determinado nível durante o curso.

 

Os jogos usados no âmbito da aprendizagem a distância ajudam os alunos a ganhar experiências, reforçar as competências, ou atém mesmo aumentar seu conhecimento em determinado conteúdo.

 

Embora os benefícios da gamificação sejam muitos, se criada de forma incorreta ou sem um bom planejamento e foco, os métodos podem não gerar grandes resultados.

 

 

Jogos

 

Os jogos são sistemas em que os jogadores são engajados de diversas formas para alcançar um objetivo comum ou ainda para atingir um determinado nível dentro daquele universo. Eles podem incluir uma história, regras, interatividade e até feedback. Algumas características de jogos podem incluir pontuação ou mesmo competição.

 

Os jogos utilizados para facilitar e reforçar a aprendizagem de conteúdo ajudam os alunos a vivenciarem experiências parecidas com a realidade, a reforçar as competências, ou a aumentar o conhecimento em determinado conteúdo.

 

 

 

Simulações

 

As simulações permitem que os alunos tenham experiências o mais próximo possível da realidade, além de ajudá-los a reforçar os conteúdos adquiridos anteriormente. Além disso, esta estratégia também é usada para a instrução complementar, para facilitar o acesso à prática ou ainda para aumentar o contato do aluno com um conteúdo específico dentro de um programa de aprendizagem.

 

As simulações remontam ambientes reais, de forma segura para permitir a prática e as consequências de decisões como se fossem reais.

 

 

Como começar

 

A primeira dica é o envolvimento de todos os interessados na implantação do programa de capacitação. É importante, também, que os colaboradores comprem a ideia e vejam o potencial que os jogos e simulações têm para solucionar necessidades corporativas, mas também de aprendizagem.

 

Como a implantação de gamificação e simulações demandam comprometimento, planejamento estratégico e ajustes, é preciso que os responsáveis pelo processo participem ativamente.

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