Ícone do site Fábrica de Cursos

Fazendo seu próprio vídeo: Um guia para iniciantes

Então você está pronto para fazer um vídeo, mas não sabe exatamente por onde começar. 

 

Nós disponibilizamos aqui um guia passo a passo que poderá ajudar a trazer suas ideias para a realidade e criar vídeos que gerem engajamento, eduquem e inspirem.

 

 

Primeiro Passo:

Determine suas necessidades respondendo estas perguntas

 

 

  •     Qual a sua mensagem?

 

  •     Qual público deseja atingir?

 

  •     O que deseja que seu público faça?

 

  •     Onde seu vídeo será assistido e em que contexto?

 

  •     Como será medido o sucesso da ação?

 

 

 

Segundo passo:

Crie um esboço do conteúdo ou um resumo criativo

 

No processo de criação do vídeo é fundamental que todos estejam a par das informações antes de ir adiante. Resumir o conteúdo é parecido  com fazer uma apresentação em PowerPoint, com informações básicas que se deseja comunicar.

 

Foco nos objetivos, tópicos e conclusões, assim como nas responsabilidade dos envolvidos em cada etapa do projeto.

 

 

Terceiro passo:

Discussão de novas ideias

 

Pense em quais situações podem ocorrer para que seu vídeo possa ajudá-lo a trazer seus pontos principais internamente, tendo em mente o seu público e experiências.

 

Determine seus personagens, locais e adereços. Qual é o nome do seu personagem principal? O que acontece com eles ao longo do vídeo? Como você pode usar sua experiência para educar seu público e impulsioná-lo a ação?

 

À medida que vai criando seu cenário, lembre-se de três pilares do storytelling:

 

  •     Protagonista – o agente da mudança

 

  •     Antagonista – o resistente à mudança

 

  •     Ponto de vista do personagem ou vítima – o indivíduo muda de acordo com os acontecimentos da história.

 

 

 

Quarto Passo:

Escreva seu roteiro e desenvolva seu storyboard

 

Para o seu roteiro, lembre-se que há uma diferença entre copywriting e scriptwriting. Seu roteiro de vídeo deve soar pessoal. Leia em voz alta para se certificar de que soa e se parece com uma conversa.

 

Seja detalhado no que deve acontecer no vídeo, mas mantenha o diálogo breve. Um storyboard é a representação gráfica de como seu vídeo se desdobrará, quadro a quadro. Alguns minutos a mais na elaboração do storyboard, irão economizar mais tempo nas etapas seguintes.

 

 

 

Quinto Passo:

Adicione música e efeitos sonoros

 

A utilização de som oferece uma experiência de visualização mais rica, seja o som associado a uma determinada ação, como abrir uma lata de refrigerante ou uma peça de música para definir o ambiente para uma cena.

 

Quando você considera sonorização, não é somente a escolha de uma faixa de música. Qual a necessidade de atenção que o espectador precisa ter em relação ao diálogo?

 

Você não quer que o som intervenha nas informações que são mais técnicas e detalhadas, mas uma boa sonorização pode destacar outros conceitos. Escolha músicas que se encaixem no clima da sua história e seu público-alvo, e, por último, certifique-se de que você tem os direitos para utilização desta música. Compre-o ou certifique-se de que ele está em domínio público.

 

 

 

Sexto Passo: 

Adicione dublagem

Adicionar dublagem pode, às vezes, ser a parte mais difícil, mas não precisa ser! Para tornar as coisas mais fáceis, espere para incluí-la no último momento, pois seu roteiro pode ser alterado à medida que você cria o conteúdo.

 

Quando estiver tudo pronto para adicionar voz e narração, você tem duas opções: contratar um dublador ou fazer sozinho. Com serviços disponíveis no mercado, você pode escolher o seu artista online, enviar o seu roteiro e ter o retorno dentro de  algumas horas.

 

Para fazer uma gravação por conta própria, sugerimos usar um microfone com USB simples e gravar em um programa de áudio gratuito, para que você possa ajustar os níveis e remover pausas.

Assine a News da Fábrica de Cursos

    Sair da versão mobile