O verão é sempre uma altura em que os países europeus aproveitam para explorar oportunidades de troca, tanto no meio acadêmico quanto no corporativo. Foram vários eventos nessa última estação que se direcionaram para setores específicos, como o de EdTech. A Fábrica de Cursos foi a convidada para representar o Brasil nesse fórum.
Vamos contar pra você sobre dois eventos incríveis de que participamos nesse contexto e que trazem visões muito interessantes do que se anda fazendo e falando além-mar. Confira!
Misión Inversa y Jornada Técnica E-Learning Latam 2018, em Madri.
Madri, final de junho e os termômetros já começavam a subir na efervescente capital espanhola. Do lado de fora, todos acompanhando a Copa do Mundo, mas na sede madrilena da ICEX, só se queria saber de oportunidades em negócios em educação e tecnologia. Esse grupo seleto reunia, além da anfitriã Espanha, empresas de EdTech de diversos países da américa latina.
Foram dois dias de palestras e reuniões B2B em que a Fábrica de Cursos esteve presente como a única empresa brasileira convidada. Foram também chamadas organizações da Argentina, Chile, Colômbia e México que, assim como nós, receberam empresas ibero-americanas em reuniões abertas de 40 minutos.
Depois de todas as empresas convidadas se apresentarem, foi a vez do presidente da APel (Asociación de Provedores de E-learning) falar sobre os cenários e as tendências mundiais do setor. Foi exibido um relatório desenvolvido pela Universitat Oberta de Catalunya que compilou as áreas do e-learning mais pesquisados em publicações de impacto durante 2017.
Em seguida ao coffee break, que foi servido no lindo saguão interno da ICEX, começaram as rodadas de business meetings. Nesses dois dias de conversas e possibilidades de parcerias – primeiro na sede da ICEX e depois na sede da APel – recebemos empresas como UADIN, Fundación Industrial, Mantia, Structuralia, Ingenia, Netex, Go Fluent, Grupo IOE e Protos.
Dentre as trocas de ideias e oportunidades incríveis que aconteceram neste evento, a lição mais importante vem de que precisamos observar e seguir o exemplo do entrosamento com que a américa espanhola se relaciona entre si no EdTech e também com a sua principal matriz europeia, a Espanha. O mercado das universidades e empresas composto pelos diversos países falantes de castelhano é visto por cada representante seu como uma gigantesca oportunidade de negócios para todos. Nenhum deles pensa apenas em seu próprio território como ponto de partida, mas em âmbito continental e também na Espanha.
Enquanto única empresa de matriz lusófona do evento, a Fábrica de Cursos representava um posicionamento diferenciado do mercado: por um lado com a população e as dimensões dignas de um continente, como o Brasil e, por outro, com representação na porta ocidental da Europa para o mundo, Portugal.
O evento terminou com chave de ouro, com um cocktail servido no emblemático estádio Santiago Barnabéu, casa do Real Madrid, em que se assistiu à partida de Espanha e Irã. A presença brasileira estava realmente dando sorte ao evento e a Espanha ganhou de 1 x 0 com gol do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.