Os Learning Management Systems (ou sistemas de gestão da aprendizagem – LMS ) são softwares que usam um método pedagógico para ajudar a promover a aprendizagem de maneira virtual.
A Educação a Distância pela internet é algo que ganha cada vez mais força e, por mais que ainda haja muita discussão quanto ao papel do aluno e do professor no ambiente virtual, o método EAD não tem mais volta!
Há quem defenda, inclusive, que toda a comunidade da internet é um grande sistema de EAD, no entanto, o papel dos sistemas específicos para promover a educação via web, como o Moodle, playNwhere ou NWhere é diferente.
O papel desses softwares é colaborar de maneira mais direta com os educadores virtuais, para proporcionar recursos e benefícios, facilitado das aulas, apresentações, discussões e outras atividades educacionais de maneira virtual, em ambientes digitais de aprendizagem. Esses sistemas permitem integrar várias mídias e recursos, desenvolvendo a interação entre as pessoas e os objetos de aprendizagem, e claro, o conhecimento, de maneira simples. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitiram que a Educação a Distância pudesse organizar melhor seus cursos e até oferecer aulas apenas virtuais, sem deixar de aproximar alunos e professores no processo educativo.
As ferramentas disponíveis são muitas e o poder da educação é potencializado pela comunicação. O uso de hiperlinks no ambiente virtual de aprendizagem também ajuda a expandir o raio de conhecimento – com material complementar referenciados e pesquisas, amplificam as discussões internas, por exemplo. Tanto a EAD (Educação a Distância), quanto a Educação online e o e-learning entram na categoria de LMS.
Por que preciso de um LMS?
Troca de informação rápida, interatividade, feedback, aprendizagem social entre alunos e professores. Estas são algumas das muitas vantagens dos Learning Management Systems. O formato de Educação a Distância com base na internet é muito usado por empresas em processos de integração de novos colaboradores, treinamentos específicos ou capacitação continuada. Você pode disponibilizar diversos formatos de materiais didáticos e recursos midiáticos.
Os ambientes virtuais de aprendizagem integram as ferramentas de comunicação da rede para uso educacional e estimulam a permanência dos alunos, aumentando o engajamento. Tanto o professor quanto o aluno têm participação ativa, e os estudantes demonstram uma responsabilidade maior com o aprendizado. Seu LMS pode, inclusive, ser acessado pelo smartphone se ele for mobile – e o layout responsivo melhora sua classificação nas buscas orgânicas nos sites de pesquisa, além de facilitar a usabilidade do usuário.
A educação corporativa vem expandindo seu papel graças a uma mudança de paradigma das empresas. Elas perceberam que é preciso se adaptar às futuras necessidades e se anteciparem ao movimento do mercado, investindo em capacitação para seus colaboradores. Como você pode ver, em vários nichos de atuação, investir em um LMS pode ser bem interessante.
LMS na nuvem
A economia de custo de manter seu LMS na nuvem é inegável e a infraestrutura dessa tecnologia se tornou estável e confiável. A implementação do seu Learning Management System pode sair muito mais barata se você optar pela nuvem – o custo pode ser de alguns poucos reais por mês para ter um sistema com todas as funcionalidades (e não milhões, como seria se a possibilidade de usar a nuvem não existisse).
A implementação também é muito mais rápida, já que você não precisa adquirir um hardware e nem entrar na fila do cronograma do seu departamento de TI – a instalação é imediata. O LMS pode ser lançado em poucos dias. Além disso, há flexibilidade para que seu sistema cresça conforme seu negócio cresce, já que a nuvem pode ser escalável. Você só precisa investir de acordo com o tamanho do seu projeto hoje e não do futuro.
O sistema baseado em nuvem pode oferecer qualquer tipo de conteúdo, por isso você pode escolher os formatos e até as suas trilhas de aprendizagem. As atualizações são gratuitas e frequentes, sem cobranças de taxa adicional. Você compra a solução e seu ciclo de atualização. Sem esquentar a cabeça depois!
Qual o melhor LMS?
Com tantas opções, é fácil se perder. Por isso é interessante saber o que é mais importante para o seu projeto. Analise o tipo de conteúdo e formato que será disponibilizado no LMS , e como será a forma de distribuição. Veja se ele também vai focar no aprendizado tradicional, oferecer suporte para ações semipresenciais e quais são as funcionalidades essenciais.
Com essas informações bem claras ficará muito mais fácil fazer sua escolha!