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Educação com qualidade e sem distância

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As tecnologias de informação e comunicação e as possibilidades de interatividade nos novos recursos tecnológicos são capazes de romper as barreiras de tempo e espaço. Essas tecnologias permitem que as pessoas que estão em diferentes localizações geográficas possam “habitar” o mesmo espaço, se conectando a qualquer momento.

 

 

Essa possibilidade oferece novas oportunidades de aprendizagem em diferentes meios e formatos de materiais didáticos, além de novas estratégias pedagógicas nos ambientes virtuais de aprendizagem.

 

 

A capacidade de promoção da informação, comunicação, interação e colaboração das tecnologias tem como consequência direta a construção de novos conhecimentos devido a velocidade da troca de informações, que pode-se obter ampliando a possibilidade de comunicação entre outros países, rompendo barreiras de tempo e espaço presentes em um espaço físico.

 

 

Os alunos, ao terem acesso às informações e produzirem conhecimento, compartilham experiências culturais de outros participantes, que contribuem para que se tornem indivíduos mais capazes, responsáveis e conscientes por suas necessidades e interesses de aprendizagem, de forma autônoma.

 

 

É preciso compreender o significado de uma informação adquirida. É um processo muito mais complexo que uma simples transmissão de informações e, para que isso ocorra, é necessário que haja uma interação dos indivíduos, consequentemente, uma colaboração.

 

 

A informação chega a um indivíduo a partir de uma interação, que resulta em uma colaboração, e essa, por sua vez, gera conhecimentos e possíveis entendimentos, para o aprendizado ser atingido. Porém, de acordo com o texto, a aprendizagem é algo que vai muito além do processo de cognição, pois essa não se estrutura em algo estático, ela também engloba mudanças de interesses, valores e ideologias.

 

 

No processo de educação a distância on-line, os envolvidos têm acesso às informações e participam do processo a partir da troca dessas informações e experiências, desenvolvendo conhecimentos e relações do mundo em que vivem a partir do apoio dos mediadores.

 

 

A orientação dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem se faz necessária em todos os aspectos e considerações de um aluno virtual. A mediação para a ambientação do aluno, além de ter como objetivo o auxílio e o incentivo, deve ter um papel de orientação para o uso dos recursos desses ambientes, afim de que haja uma melhor utilização deles e um efetivo processo de construção do conhecimento por parte dos alunos.

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