“Policial protetor, guardião da sociedade. Sentinela avançada, defensor da liberdade”. Esse é um dos trechos encontrados no hino da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e, a partir desse objetivo, a corporação se dedica a todo o instante para prestar um serviço de qualidade à população. Há dez anos, a instituição investe na formação de novos policiais e, em paralelo, contribui para a educação continuada de novos servidores. A Universidade Corporativa do Saber Policial, UNISPOL, é mediadora desse conhecimento.
A Fábrica de Cursos, através de pesquisas junto aos alunos em visitas às delegacias, identificou a necessidade de repaginar o projeto. Com a nova abordagem, focada no perfil dos alunos policiais, seu contexto e disponibilidade, pontos essenciais para o sucesso de um projeto EAD, conseguiu aumentar, progressivamente, a aderência ao projeto e a satisfação dos alunos.
A Fábrica de Cursos é a gestora do projeto há quase cinco anos. Além de fazer a produção dos cursos, elaborando a melhor abordagem instrucional, dialógica e andragógica, através do conteúdo fornecido pelos especialistas da PCERJ, possibilita aos mais de 14 mil alunos, o acesso a um projeto de qualidade e eficiência. A necessidade de criar esse ambiente de aprendizagem surgiu, principalmente, depois da criação das Delegacias Legais, em 1999.
A partir desse projeto de modernização das delegacias, que pôde ser percebida desde o espaço físico até o atendimento ao público, oferecer a formação continuada a todos policiais, de forma nivelada, passou a ser prioridade. O programa, além de facilitar o acesso ao ambiente virtual, colabora para a estruturação efetiva das delegacias e promove a troca de informações.
“O sucesso da educação a distância na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deve-se, sobretudo, a parceria de excelência entre a instituição e a Fábrica de Cursos. O profissionalismo da Fábrica de Cursos tem propiciado o investimento em nosso maior patrimônio: o policial civil”, afirma a Drª Jéssica – Diretora da ACADEPOL/PCERJ.
Os assuntos abordados nos cursos, mensalmente, estão sempre ligados a atualidade e, claro, às necessidades da PCERJ em consonância com a população: ‘Qualidade no Atendimento’, ‘Tráfico de Pessoas’, ‘Homofobia’, ‘Relacionamento com a Imprensa e Redes Sociais’, são apenas alguns exemplos de conteúdos já abordados pelo projeto. O resultado se reflete, é claro, na outra ponta: sociedade mais segura e maior qualidade nos serviços oferecidos.