Ícone do site Fábrica de Cursos

Educação a distância: mitos e verdades

Conheça o Rapid, a sua assinatura para produção de conteúdo personalizado, da Fábrica de Cursos

É um fato que a educação a distância cresce no Brasil e que os alunos, cada vez mais, tendem a procurar recursos tecnológicos educacionais que possibilitam o aprendizado e facilitem a sua realização.

 

 

 
Mas, mesmo assim, ainda há alguns mitos que rondam quem pretende estudar a distância, que fica com o “pé atrás” e tem receio em entrar nesse mundo.
 
Abaixo, há alguns tópicos onde podemos destacar alguns mitos sobre a educação a distância.

 

 

  •     O aluno pode estudar quando quiser (MITO)

 

Esse é um dos tópicos que mais atraem os alunos que desejam estudar a distância. Mas, isso é um mito. Quando se estuda a distância, o aluno não precisa de um horário fixo, por exemplo, mas há a necessidade de uma ORGANIZAÇÃO. O aluno, assim como em cursos presenciais, tem prazos a cumprir e é necessário que ele desenhe uma rotina para que nada fuja de seu controle. Na educação a distância é muito importante que o aluno tenha uma rotina para que não perca o prazo de entregas de trabalhos e participação em fóruns, por exemplo.

 

 

  •          O aluno não consegue interagir com outros colegas (MITO)

 

Pelo contrário! Uma das maiores atividades dos cursos a distância on-line são os debates em fóruns. Nos fóruns, o aluno é conduzido a deixar sua contribuição e, também, sempre comentar a participação de um colega. Isso facilita interação entre os alunos e a troca de ideias e experiências entre todos os envolvidos.

 

 

  •          Não é preciso se dedicar tanto para cursos a distância (MITO)

 

Isso é um grande mito. O aluno, assim como em cursos presenciais, precisa se dedicar bastante e ser comprometido com suas responsabilidades. A educação a distância requer organização e concentração às tarefas sugeridas pelo curso. Assim, o aluno precisa ter uma dedicação e se organizar. Como dito antes, a organização é fundamental. Nos cursos a distância, o aluno pode permear tanto nos conteúdos e conceitos incluídos no ambiente virtual de aprendizagem, quanto nos conceitos existentes em toda web 2.0. Consultar outras fontes é essencial para que possa ter outras visões de um mesmo assunto.

 

 

 Thay Rodrigues – Tutora da Fábrica de Cursos
Assine a News da Fábrica de Cursos

    Sair da versão mobile