Ícone do site Fábrica de Cursos

E-learning continuará a crescer nos próximos anos

Mercado de e-learning deve crescer em torno de 18% ao ano, Conheça os benefícios de trabalhar com essa metodologia de ensino.

Especialistas do setor espalhados pelo mundo são diretos ao afirmarem: o mercado mundial de e-learning continuará crescendo rápido e de forma significativa. A estimativa é que o segmento de educação a distância (EAD) cresça 18% por ano até 2025, segundo análise do Definanzzas.com.

 

Com base nessa análise e também o desenvolvimento conquistado desde o início da pandemia do coronavírus, é possível afirmar que a tecnologia se transformou na maior aliada da educação. 

 

“O fácil acesso à informação através da internet e dos dispositivos móveis facilita e impulsiona o crescimento”, afirma Sylvia Meireles, CEO & founder da Fábrica de Cursos, durante participação no painel sobre EAD no Rio Info.

 

E-learning no cenário nacional

No Brasil, o cenário se repete. Por aqui o EAD ganha ainda mais força e significado tanto por conta da dimensão geográfica do País quanto pela distribuição da população.

 

Esse cenário deve se espalhar também pela América Latina, com aumentos significativos nos investimentos ano após ano. 

 

“A América Latina tem importado a maioria do seu conteúdo e tecnologia de e-learning. Mas é provável que haja uma mudança neste cenário, considerando que há um crescente aumento na oferta de soluções locais. Aí está a grande oportunidade para empresas brasileiras”, destaca Sylvia.

 

Segundo a especialista, o estímulo para a inserção da tecnologia no dia a dia da educação vem de vários setores da sociedade. Os governos atuam como importantes players com a distribuição de laptops para os alunos e informatização das escolas públicas. 

 

BYOD – Bring your own device | novo padrão

Por sua vez, as escolas particulares, cada vez mais, pedem a seus alunos seus próprios computadores, tablets ou outros dispositivos (BYOD – Bring your own device).

 

Aliás, na pandemia mesmo, tanto instituições públicas quanto privadas demonstraram a importância da tecnologia para o aprendizado a distância. 

 

Em outra frente, as empresas aumentam significativamente seus investimentos em universidades corporativas online e oferecem plataformas estruturadas e eficientes na oferta de e-learning para melhorar as habilidades dos funcionários. 

 

“Apesar de ainda muito pouco valorizado no Brasil, o foco em desempenho operacional tem aumentado. As empresas precisam melhorar o seu desempenho e a redução de custos é uma forma. O mundo está cada vez mais competitivo”, salienta.

 

Segundo Sylvia, um treinamento por meio de e-learning aumenta em até 60% a retenção do aluno e contribui para a melhoria do aprendizado. Isso é possível por conta dos recursos lúdicos, interações e redução do tempo de dedicação, além do acesso aos conteúdos de qualquer lugar e a qualquer hora. 

 

“É muito mais interessante, principalmente, para os mais jovens que já nasceram com a internet. Para todos nós traz um grande benefício, pois a nossa vida hoje está diretamente relacionada às tecnologias”.

 

Curso online é mais “puxado”?

A percepção sobre a qualidade da formação por meio da educação a distância também tem mudado nos últimos anos. “Havia um certo preconceito. Ouvíamos: ‘esse cursinho é online?’. Ou: ‘Ah, mas essa graduação foi online né?’. Isso com tom pejorativo.  Hoje vemos uma drástica mudança na visão das pessoas sobre os cursos online. Ouvimos muito mais “nossa o curso é online? Eu não dou conta não. É muito puxado”, finaliza Sylvia.

 

Dessa forma, é cada vez mais necessário conhecer sobre o assunto, buscando soluções realmente eficientes para o aprendizado com qualidade por meio do e-learning. 

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*
Sair da versão mobile