chatsimple
REDES

E-learning: Solução definitiva no desenvolvimento de profissionais

E-learning: Solução definitiva no desenvolvimento de profissionais

Conheça os benefícios do e-learning e como trabalhar corretamente com essa solução para conquistar os resultados desejados.

E-learning como metodologia para o desenvolvimento de profissionais tem se tornado cada vez mais frequente. Ainda mais neste momento, onde a comunicação digital se tornou ferramenta imprescindível para as empresas.

Dessa forma, o e-learning passou a ter melhor aceitação, com a criação de aplicações mais bem estruturadas e, consequentemente, aumento da sua adesão como solução definitiva.

Conforme a Ágora Investimentos, esse segmento será o principal destaque do ano. A estimativa é um aumento significativo da base de alunos para todas as empresas, assim como o crescimento do seu potencial (que já estava em expansão antes mesmo da pandemia).

Em paralelo, entre 2009 e 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constatou o aumento de 378,9% no número de matrículas em graduações a distância. No período, o número saltou de 330 mil para 1,5 milhão de alunos nesta modalidade. 

Se comparado ao ensino presencial, que cresceu 17,8% no mesmo período, a EAD se mostra uma das grandes tendências para a educação no Brasil.

 

Diferenciais do e-learning

Além da facilidade de acesso, considerando o uso de dispositivos móveis através da internet, os formatos também estão mais acessíveis, eficientes e interessantes. 

Pioneiro no consumo de soluções como EdTech, o mercado corporativo se beneficia no momento da grande transformação digital que a academia tem liderado. Professores de todas as regiões estão se empenhando para oferecer um EAD com um formato mais confortável e disponível para alunos de todas as idades.

Por isso, podemos prever um futuro de médio/curto prazo onde 100% dos profissionais já tenham utilizado tecnologia educacional na sua formação tradicional. Isso terá um impacto significativo nas soluções corporativas para o desenvolvimento de profissionais que estarão ainda mais disponíveis nos próximos anos.

É importante lembrar que as tecnologias estão à frente de quase todas as soluções e serviços, viabilizando a sua escalabilidade e custos, ampliando sua rede de consumidores. 

Com a educação não é diferente. Além de mais interessante, o EAD é grande aliado na democratização do conhecimento. Isso porque chega em áreas onde o ensino presencial, seja da academia ou das empresas, com a educação corporativa, não conseguem alcançar. 

Com investimentos reduzidos, a sua adoção depende basicamente de um bom planejamento para trazer ótimos resultados, seja de investimento como de adesão.

 

Dados importantes

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior 2019 (Inep), esta é a primeira vez que o número de matrículas em graduações à distância (EAD) superou a quantidade de matrículas em cursos presenciais em toda a história da educação brasileira. 

Isso demonstra que o EAD passa a ser a preferência dos alunos, impulsionando os investimentos em soluções mais efetivas.

Aliás, a consultoria McKinsey divulgou um pouco antes do início da pandemia um relatório com as principais tendências e oportunidades para o mercado educacional do Brasil. São elas:

  1. Gap de oportunidades no Ensino Superior;
  2. Ensino a Distância lidera crescimento no setor;
  3. Mercado não regulado está cada vez mais relevante;
  4. YouTube é a maior universidade do Brasil;
  5. Soft skills são a nova prioridade.

 

Esta publicação destaca alguns elementos responsáveis pelas mudanças no modelo educacional do País, inclusive, na sua estrutura. Certamente, a Covid-19 reforçou ainda mais os indicadores previstos.

Saiba mais sobre o relatório aqui! Além disso, aproveite para conferir o Censo EAD.BR, relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Publicação desde 2005, o documento tem por objetivo mapear a abrangência da EAD no Brasil, em termos de distribuição geográfica e número de alunos atendidos em tipos de cursos e de instituições, conduzido pela ABED.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

01.