Com técnicas apropriadas, o e-learning promove um aprendizado ativo, com maior retenção de informação. Quer saber mais? Confira!
Quando o assunto é educação, o e-learning traz entre os seus benefícios o maior poder de personalização do conteúdo. Isso garante eficiência ao aprendizado, moldando-se às mudanças de comportamento e padrões que vivemos.
Não ficou claro? Então vamos utilizar a analogia para facilitar o entendimento deste conceito. Diferentemente do que ocorre na areia da praia, as pegadas digitais não são apagadas pelas ondas. Muito pelo contrário.
Essas marcas formam uma espécie de estrada que indica as suas preferências e interesses. Dessa forma, as empresas conseguem oferecer para você serviços e produtos de acordo com suas preferências. Em resumo: é aquela sensação que determinada marca está “lendo os seus pensamentos”.
Atualmente, vivemos um mundo altamente personalizado, seja nas experiências de compras on-line ou nas interações em mídias sociais. Essa característica nos permite ter exatamente o que queremos e quando queremos, eliminando informações que não consideramos desnecessárias.
E por que as nossas experiências educacionais deveriam seguir um padrão diferente?
Designer instrucional, consultora e fundadora da GrowingGreatIdeas.com, considerado um site de treinamento e criatividade, Karen Sieczka já mencionou que a formação centrada no aluno está bem adaptada à forma como os adultos aprendem.
Mas o que isso significa? Ao invés de informação forçada, o objetivo é proporcionar aos alunos os conhecimentos e habilidades necessários para que eles possam aplicar tais pontos imediatamente no seu trabalho.
E-learning e a personalização
Por isso, as necessidades de informação deverão ser realistas, relevantes e entregues na forma como os adultos aprendem melhor. Ao seguir esse caminho, são vários os benefícios da instrução centrada no aluno. Entre eles, a criação de experiências de aprendizagem valiosas.
Por que a informação tradicional nem sempre funciona?
Mas por que o método tradicional nem sempre funciona? É importante lembrar que os sistemas de aprendizagem são concebidos muitas vezes em um formato rígido.
Portanto, têm como objetivo colocar todos os usuários juntos. Isso pode trazer ao processo informações que nem sempre são relevantes ao aprendizado de todos.
Isso acontece porque o conteúdo é concebido e criado por um departamento de treinamento “distante” do público-alvo. Muitas vezes, são pessoas fora de sintonia das realidades atuais do pessoal.
Nada poderia ser tão contrário ao que o e-learning propõe, que é a capacidade de adaptação da programação, bem como a flexibilidade. Com isso, os autores conseguem produzir conteúdo útil, assim como permite ao aluno escolher os elementos que realmente são importantes naquele momento.
Benefícios de trabalhar com o e-learning
Ao utilizar o e-learning, as pessoas tendem a aprender melhor quando estudam algo flexível, que permita escolher quando e como desenvolver aquele conhecimento.
É como se nossos sensores estivessem em alerta para receber informação quando estamos realmente curiosos ou quando há interesse real sobre um objeto de aprendizagem. Ao adotar essa prática, costumamos lembrar dos itens realmente relevantes para a vida e o trabalho.
Por outro lado, assim como acontece com as crianças, os adultos não absorvem material entregue, sem uma conexão com algo que realmente faça sentido, como muitas vezes acontece com métodos tradicionais.
Já no e-learning, o aluno está no assento do motorista! Com a chave do aprendizado na mão, cabe apenas ao estudante assumir o controle da direção e seguir por um caminho mais fácil e produtivo.
Autoinstrucional x Active Learning
Para enriquecer ainda mais o conhecimento, é importante explicar outros dois conceitos: Autoinstrucional x Active Learning.
Autoinstrucional é o tipo de treinamento onde os alunos são convidados a entrar em um curso com suas mentes vazias para serem preenchidas com o conhecimento.
Por sua vez, Active Learning é um tipo de treinamento onde “o instrutor se esforça para criar um ambiente de aprendizagem no qual o aluno pode aprender a reestruturar a nova informação usando o seu conhecimento prévio em um novo conteúdo e para a prática de usá-lo.”
O e-learning é perfeito para um ambiente de “aprendizagem ativa” (Active Learning). Dessa forma, a inclusão de materiais pode ocorrer assim como introdução de: cases, solução de problemas, dramatizações, jogos, discussões ou demais objetos de estudo para treinamento.
Isso permite aos alunos mais propensos reter o aprendizado, facilitando aplicar os novos conhecimentos no local de trabalho.
Mesmo que o autor de um curso de e-learning não conheça cada aluno individualmente e não seja capaz de personalizar o material com antecedência, ele pode elaborar um modelo de aprendizagem que incentiva a formação de ideias sobre novas informações, usando a sua compreensão já existente em torno de um tema.
Desta forma, os estudantes têm uma chance maior de reter a informação, diferentemente do que ocorre com um modelo passivo. Isso porque os alunos interagem com o material de forma mais oportuna, relevante e, até mesmo, personalizada.