Ícone do site Fábrica de Cursos

Desenvolvimento de conteúdo e-learning para Suporte ao Desempenho: passo 4

Desenvolvimento de conteúdo e-learning para Suporte ao Desempenho: passo 4

Desenvolvimento de conteúdo e-learning para Suporte ao Desempenho: passo 4 - Fábrica de Cursos

Agora que você já conhece os passos 1 e 2 veja como seguir no planejamento do seu projeto com o passo3.

 

DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO E-LEARNING PARA SUPORTE AO DESEMPENHO: PASSO 4

 

Provavelmente sua empresa já possui manuais, normas, procedimentos e outros documentos, ou seja, vocês já sabem como desenvolver esses materiais.

 

Por este motivo, vamos focar no desenvolvimento de cursos online interativos, os famosos e-learnings, que são bem mais elaborados.

 

Os e-learnings são ferramentas poderosas, que podem aumentar significativamente o envolvimento dos seus colaboradores e a retenção do conhecimento.

 

Considerando o desenvolvimento de cursos e-learning você pode ter três escolhas básicas:

 

  1. Terceirizar a produção de conteúdo para um fornecedor externo.

 

A grande vantagem da terceirização é poder acelerar a entrega do seu projeto. Os fornecedores normalmente contam com um time multidisciplinar dedicado nas áreas de design instrucional, design gráfico e programação, que podem criar qualquer tipo de objeto de aprendizagem e-learning.

 

Esta opção te oferecerá um resultado mais rápido e com mais qualidade, considerando que são profissionais qualificados, mas seu investimento será maior. Esse investimento irá variar de acordo com os recursos do seu projeto, assim como a qualidade que você exige, além do quão curto será o seu prazo ideal. Apesar do time qualificado, você terá que participar ativamente do projeto, afinal o conteúdo personalizado é especialidade da sua empresa ou do seu especialista.

 

Para equilibrar o seu investimento de forma mais eficiente você pode contratar uma assinatura de produção dentro do Ecossistema Rapid Learning, onde você terá um preço muito razoável, alta qualidade, um prazo mínimo, além de muita autonomia no processo. Confira alguns exemplos aqui.

 

  1. Adquirir cursos de prateleira.

 

Adquirir conteúdo em formato e-learning já produzido é a forma mais rápida de desenvolver um plano de treinamento. Ele é significativamente menos oneroso do que a terceirização.

 

Se esta for a sua estratégia, opte por cursos de fontes respeitáveis e, de preferência,  a Autoridade do assunto e devem oferecer uma informação correta e atualizada.

 

O lado menos positivo é você oferecer uma experiência para o usuário relativamente genérica e, em, com menos qualidade. Os e-learnings de prateleira não incluirão customizações do conteúdo, de acordo com as necessidades mais importantes sobre o tema para a sua empresa, nem a marca da empresa, a não ser que você pague um valor adicional.

 

Além disso, é raro encontrar cursos de prateleira para uma área de especialização.

 

  1. Desenvolver conteúdo na própria empresa (internamente).

 

Desenvolver seu conteúdo de treinamento On The Job ou Suporte ao Desempenho internamente é, com frequência, a solução com um bom custo-benefício.

 

Criar a sua própria biblioteca de objetos de aprendizagem para o seu plano de treinamento permite que seja possível, por exemplo, fazer edições e atualizações, considerando que a gestão estará sob o seu comando.

 

Lembre-se de montar uma mini fábrica de cursos interna, com o grupo de profissionais que demanda um time de produção de projetos EdTech: um designer instrucional, um design gráfico, um programador e um gerente de projetos, além dos conteudistas, que são os especialistas de cada conteúdo, é o time para você começar!

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*
Sair da versão mobile